sábado, 5 de dezembro de 2009

Golaço de Marchisio reabre campeonato

Golos, emoção, intensidade e polémica não faltaram ao derby d'Italia! A Juve saiu vencedora graças a um golo fantástico de Marchisio, reduzindo desta maneira a desvantagem pontual para o líder Inter.
Desta vez, a estrelinha da sorte esteve do lado dos bianconeri que apontaram o golo decisivo logo na jogada imediatamente a seguir à qual os nerazzurri desperdiçaram uma chance soberana. O desafio ficou ainda marcado pelos muitos nervos que levaram às expulsões de Mourinho e Felipe Melo, entre outros casos menos dignificantes.

Ferrara mudou novamente o esquema táctico, regressando ao meio-campo em losango com Sissoko e Marchisio como médios de transição, Felipe Melo no vértice mais recuado e Diego como organizador. Na frente, Del Piero e Amauri.
Sem Maicon e Sneijder, Mourinho manteve a estrutura habitual, recuando Zanetti para a lateral direita e adiantando Stankovic no meio-campo. Muntari e Thiago Motta juntaram-se a Cambiasso na intermediária, enquanto Eto'o e Milito formavam a habitual dupla atacante.

O desafio começa de forma electrizante com a Juventus a ser impulsionada para o ataque pelo público que esgotava o Olímpico. Aos 5' Amauri assiste Sissoko que não consegue finalizar da melhor forma, devido a Muntari que forçou o contacto físico com o maliano. Ficam muitas dúvidas sobre a legalidade do lance, Saccani mandou prosseguir. Dois minutos depois, novamente Amauri e Sissoko na jogada, valendo a antecipação de Motta a evitar males maiores para os nerazzurri.
O Inter reage e aos 9' Milito tem uma boa incursão pela direita, solicitando a entrada de Stankovic ao primeiro poste. Cáceres estava atento e antecipou-se ao sérvio, cedendo pontapé de canto. Na sequência, Samuel embrulha-se com Cannavaro, recaindo muitas dúvidas sobre a acção do central bianconero.
O jogo cai então numa toada de enorme equilíbrio, bastante disputado a meio-campo, com a vertente física a ditar leis. A falta de espaço impera, sucedendo-se os lances faltosos de parte a parte.
Minuto 20: livre de Diego na direita, Chiellini consegue o cabeceamento, mas a bola desvia em Del Piero e depois em Felipe Melo, traindo de forma absolutamente incrível Júlio César! Estava feito o primeiro golo da noite! Mourinho aplaudiu de forma irónica e Saccani não teve contemplações, expulsando de imediato o treinador português! De facto, é discutível a acção de Samuel sobre Del Piero no lance que origina a falta e o golo.
O Inter puxa então dos galões de campeão e parte com tudo para cima da Juventus. O primeiro aviso é dado aos 25' numa bela cabeçada de Samuel, após livre de Cambiasso. No entanto, Buffon consegue deter a marcha do esférico. Os nerazzurri não desarmam e chegam à igualdade no minuto seguinte. Livre na direita cobrado por Cambiasso, toca rápido para Stankovic que, sem qualquer espécie de oposição (onde andava Grosso?), cruza largo ao segundo poste para Eto'o, também ele completamente sozinho, cabecear para o fundo das redes de Buffon! Muitas culpas para a defensiva bianconera, não é admissível a lentidão com que atacou o lance, facilitando em demasia a tarefa ao adversário...
O encontro regressa à toada de equilíbrio a meio-campo, com a combatividade e intensidade na disputa dos lances a serem assinaláveis. Registo apenas para uma rotação de Del Piero aos 39', para defesa fácil de Júlio César.

O segundo tempo principiou no mesmo registo, com a Juventus a mostrar-se incapaz de tomar conta das operações a meio-campo, perante um Inter seguro de si, personalizado e a demonstrar possuir o jogo perfeitamente controlado.
A vecchia signora apenas se aproxima do último reduto contrário aos 54', através de um remate de longe de Diego, para defesa segura de Júlio César. O Inter parecia mais forte e esteve perto de marcar aos 58'. Jogada de contra-ataque com Milito, Stankovic e Eto'o como protagonistas. A aflição e o desespero na defesa juventina foram evidentes, mas a bola acabou por parar nas mãos de Buffon, que lançou rapidamente a contra-ofensiva em Marchisio. O médio bianconero progrediu velozmente pela esquerda, viu bem Sissoko solto no corredor central e endossou-lhe a bola. O maliano avançou até à proximidade da grande área e rematou rasteiro, cruzado, para defesa incompleta de Júlio César, sobrando a bola para Marchisio que, com um extraordinário jogo de pés, tira por completo Samuel do lance e pica a bola à saída do guardião brasileiro, apontando um golo simplesmente fantástico! Explosão de alegria no Olímpico! A Juventus marca num momento bastante complicado, melhor seria impossível!
O golo dá um enorme alento aos bianconeri, que se transfiguram, controlando por completo as investidas contrárias. Mourinho dá mais profundidade ofensiva ao Inter, lançando Balotelli e Mancini. Ferrara responde com as entradas de Camoranesi e Poulsen, que asseguram a manutenção da supremacia juventina na intermediária.
Aos 85' Balotelli comete falta sobre Felipe Melo, que tenta acertar uma cotovelada no nerazzurro. Saccani analisa bem o lance e mostra cartão amarelo ao brasileiro, seria o segundo, vendo em seguida o respectivo vermelho. A simulação de Balotelli, a enésima, funciona como rastilho, originando uma enorme confusão entre os jogadores de ambas as equipas. Buffon e Motta trocam empurrões e Chivu manda uma cabeçada em Sissoko, que passaria impune à equipa de arbitragem...
Os minutos finais foram dramáticos para a vecchia signora. Reduzida a 10 unidades, concentrou todos os esforços em garantir o precioso triunfo. Materazzi ainda entrou para ponta de lança, mas nada feito. A Juventus manteria a vantagem no marcador, reduzindo a vantagem do Inter para 5 pontos. O campeonato está novamente aberto e a corrida parece ser a três, já que o Milan passa por excelente fase.

Eis o vídeo com os highlights do derby d'Italia:

2 comentários:

Bruno disse...

Novamente Grosso e o lado direito da defesa(leia-se Cannavaro e Cáceres, apesar da muita raça e vontade demonstradas pelo uruguaio) falharam, mas graças a Deus Marchisio resolveu aparecer no partida e decidiu o jogo. O jovem médio é muito promissor, tem muita técnica e justamente por isso precisa adquirir mais personalidade e participar mais do jogo, buscar o jogo e auxiliar Diego e Del Piero na criação das jogadas ofensivas. Sobre o esquema, o losango é o mais apropriado, e sem Camoranesi pois temos assim um meio campo mais marcador, seguro. Ainda assim eu colocaria Felipe Melo na transição à direita e Sissoko mais recuado.
Um detalhe: pelo que li, John Elkann esteve nos vestiários para motivar os jogadores. Parece que deu certo.

João Caniço disse...

Bruno, tenho escrito bastante sobre as potencialidades de Marchisio e fico extremamente satisfeito por ele estar a confirmar todo o seu enorme talento. Depois de um excelente início de temporada, foi uma pena ter sofrido aquela lesão que o afastou dos relvados durante quase 2 meses e lhe quebrou um pouco o ritmo e a forma. Quase com 24 anos está na altura ideal para se afirmar, não só na Juventus, como na própria selecção italiana, onde acredito que seja um dos chamados para o Mundial.
Infelizmente, hoje não vamos ter Sissoko e afigura-se como provável a titularidade de Camoranesi. Se bem me lembro, no encontro de Munique, o ítalo-argentino deu um apoio inexcedível ao lateral, na altura Grygera, e espero que o mesmo venha a acontecer logo à noite.
Apesar de Felipe Melo ser fortíssimo fisicamente não creio que tenha as características necessárias para alinhar com desenvoltura como médio de transição, mas registo e respeito a tua opinião.
Acho que o Cáceres fez um bom jogo, não é nenhum fora de série, longe disso, mas esteve bastante acutilante, levando a equipa para a frente. Tal como escrevi anteriormente deve-se analisar bem a sua situação, se vale ou não a pena investir muitos milhões na aquisição do seu passe, quando existem boas alternativas e talvez mais acessíveis do ponto de vista financeiro.
É sempre bom quando um dirigente com algum peso vai aos balneários apoiar a equipa. Depois de duas derrotas deve mesmo ter provocado algum resultado nos jogadores, mormente nos aspectos psicológicos e de motivação.
Abraços