sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Reencontro de velhos conhecidos

O sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa, realizado esta manhã em Nyon, na Suíça, ditou que a Juventus irá defrontar o Ajax. Os jogos estão marcados para 18 e 25 de Fevereiro de 2010. A partida de ida disputa-se em Amsterdão e a de volta em Turim. A equipa que ultrapassar esta eliminatória encontrará nos oitavos-de-final o vencedor do embate entre os ingleses do Fulham e os ucranianos do Shakhtar Donetsk, vencedores da última edição da Taça UEFA.

Juve e Ajax já se defrontaram por dez vezes em jogos a contar para as competições da UEFA. Destaque para as finais da Champions de 1973 e 1996, disputadas em Belgrado e Roma respectivamente, com um triunfo para cada lado.
No total, os bianconeri já venceram cinco partidas diante da formação de Amsterdão, empataram três e perderam duas, com 13-8 no tocante a golos.

O Ajax é a equipa mais titulada do futebol holandês com 29 Campeonatos, 17 Taças e 7 Supertaças. No plano internacional já conquistou 4 Champions, 1 Taça das Taças, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia.

Com a entrada em vigor da lei Bosman, aliada ao menor número de talentos saídos da famosa escola de campeões de Amsterdão, o Ajax entrou em declínio, deixando de figurar no topo dos emblemas do futebol europeu, passando a ocupar uma posição mais secundária e pouco consentânea com o seu riquíssimo historial.
Desde 2004 que o Ajax não vence o campeonato holandês e pelo andar da carruagem dificilmente ganhará esta temporada, visto que passadas 17 rodadas, segue na 3ª posição a 9 pontos do líder Twente e a 7 do segundo classificado, PSV.

O uruguaio Luis Suarez, de apenas 22 anos, é a grande figura da equipa. Avançado versátil, dotado tecnicamente e excelente finalizador, já leva uns incríveis 24 golos em 25 jogos esta época.
Outros jogadores influentes no esquema de Martin Jol são os catalães Oleguer e Gabri (antigos jogadores do Barcelona), o lateral camaronês Atouba, os avançados Pantelic (sérvio), Cvitanich (argentino) e Kerlon (brasileiro, emprestado pelo Inter), o experiente dinamarquês Rommedahl e os internacionais holandeses Stekelenburg (guarda-redes) e De Zeeuw (centrocampista).

4 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Vou torcer arduamente pela Juve e não considero o atual Ajax um adversário insuperável, muito pelo contrário.
Mas, fica a decepção pela precoce eliminação da 'Champions'...
Abraços,

João Caniço disse...

Pois é, Rodolfo, foi uma enorme desilusão a queda prematura na 'Champions', mas penso que a Liga Europa pode ser uma boa oportunidade para a Juventus voltar a ser protagonista além-fronteiras.
Também sou da opinião que o Ajax é neste momento uma equipa completamente ao alcance da Juventus.
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Depois das derrotas frente ao Bari e ao Catania começo a ficar (muito) preocupado...
Abraços,

João Caniço disse...

É quase inacreditável ver a Juventus nesta situação, Rodolfo. Esperemos que as férias natalícias façam bem à equipa e sejam efectuadas todas as mudanças necessárias.
Abraços