domingo, 20 de janeiro de 2008

Ineficácia, azar e equívoco...

Na última girone d'andata a Juve recebeu a Sampdoria e não conseguiu melhor que um empate a zero. Privado de Chiellini lesionado e Nocerino suspenso, Ranieri teve que alterar a estrutura da equipa especialmente em termos defensivos ao escalonar Birindelli e Grygera, subindo Salihamidzic para médio centro relegando Tiago para o banco de suplentes, ele que parece estar muito próximo de assinar pelo Tottenham. A squadra blucerchiati apresentou-se no seu tradicional esquema de 3 centrais, mas há a destacar a ausência no onze inicial das suas duas grandes figuras, Cassano devido a lesão e Volpi que por opção técnica foi suplente para grande desgosto da minha amiga Cyntia...
A Juve começou a partida com maior domínio territorial, mais tempo de posse de bola e atacando preferencialmente pela esquerda. Aos 12' Nedved tem um bom cruzamento para Marchionni que de forma incrível desperdiça tamanha oportunidade de inaugurar o marcador ao desviar por cima da baliza, atrevo-me a escrever que era mais difícil mandar a bola por cima do que para o fundo das redes... O jogo prosseguiu em toada de equilíbrio, embora a Juve dominasse as operações a meio campo, tentando jogar um futebol a toda a largura do terreno com Del Piero a servir de pivot ofensivo, os pontapés de canto sucediam-se, mas chances de golo nem vê-las até à passagem da meia hora, altura em que Trezeguet tem um bom movimento de antecipação sobre um defesa contrário desviando um cruzamento de Molinaro com a bola a passar rente ao segundo poste. Este lance parece ter despertado a Juve que nos 5 minutos seguintes encostou a Sampdoria às cordas que praticamente não conseguiu sair da sua área nesses instantes tal a intensidade da pressão bianconera. Del Piero ganha mais um canto, Molinaro aponta-o e Trezeguet de cabeça assiste Birindelli que falha um pontapé de bicicleta. Logo depois num lance algo confuso na pequena área da Samp, primeiro Marchionni e depois Trezeguet desviam para a baliza valendo em ambas as ocasiões cortes milagrosos de dois defesas blucerchiati sobre o risco de golo, sendo o segundo muito duvidoso, protagonizado por Accardi (foto em cima à esquerda), embora seja praticamente impossível visualizar se a bola passou ou não o risco final. O lance acaba por se perder, mas logo em seguida Marchionni assiste Trezeguet que desvia para a barra terminando assim o sufoco para a Samp! Incrível como a Juve não conseguiu marcar nestes 5 minutos perfeitamente diabólicos! A Sampdoria alivia a pressão e tenta subir no terreno ganhando um pontapé de canto aos 42'. Na sequência do lance Maggio, liberto de marcação cabeceia ao poste da baliza de Buffon! Pouco depois termina a primeira parte com resultado algo lisonjeiro para a Samp.
No reatamento surge surpreendentemente Iaquinta no lugar de Del Piero, a não ser que il capitano estivesse lesionado é perfeitamente incompreensível esta alteração porque Alex estava a ser o elo de ligação meio campo - ataque e provocava desequilíbrios através da sua fantasia e capacidade técnica. Como consequência previsível a opção não surtiu o menor efeito tendo a Juve baixado bastante de rendimento jogando agora um futebol directo sem consequências de maior para a defesa da equipa de Génova que equilibrou bastante a partida levando o jogo por vezes para perto da baliza de Buffon, tendo Palombo um bom remate de longe que saiu perto da barra da baliza juventina. Com o passar do tempo a Juve vai perdendo cada vez mais discernimento e joga com muito mais coração do que com a cabeça. Aos 27' lance polémico entre Marchionni e Franceschini com corte muito arriscado do médio blucerchiati embora legal já que apenas jogou na bola, decisão acertada do árbitro Saccani em deixar seguir. No minuto seguinte entra Palladino para o lugar de Marchionni e a Juve cresce em busca do golo que lhe daria a vitória. Palladino entra muito bem, veloz e objectivo sobre a direita passando pelos seus pés quase todos os lances ofensivos da vecchia signora embora sem grandes resultados práticos. O árbitro dá 5 minutos de compensação devido em grande parte aos inúmeros jogadores da Samp que foram sendo assistidos no decorrer do 2º tempo e no último minuto Trezeguet, espelhando na perfeição a fase menos boa que atravessa, aparece sozinho na marca de penalty e dispara de sinistro de forma totalmente disparatada, se fosse rugby nem sei se seriam 3 pontos...
E assim terminou a partida com um nulo que castiga a ineficácia ofensiva da Juventus, a péssima opção de Ranieri ao intervalo e premeia uma Samp personalizada que soube sofrer e fez por merecer o ponto conquistado.


Série A, 19ª jornada
Juventus 0 - 0 Sampdoria
Estádio Olímpico em Turim

Árbitro: Saccani

Juventus (4*4*2): Buffon; Birindelli (83' Almiron), Legrottaglie, Grygera e Molinaro; Marchionni (74' Palladino), Salihamidzic, Zanetti e Nedved; Del Piero 'cap' (46' Iaquinta) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Zanetti e Iaquinta

Na última jornada da 1ª volta a Fiorentina saltou para o 4º lugar ao vencer o Torino por 2-1 através de duas grandes penalidades convertidas por Vieri e Mutu. 4º lugar que foi perdido pela Udinese em consequência de derrota caseira perante o Milan que apenas se consumou aos 93' com o único golo da partida apontado por Gilardino. O Palermo confirmou o momento menos bom ao perder em casa com o Siena por 3-2 enquanto que a Roma venceu o Catania 2-0 com tentos de Giuly e De Rossi. No jogo da noite o Inter teve grandes dificuldades em vencer um surpreendente Parma que esteve a vencer até bem perto do fim em pleno Meazza, mas dois golos tardios de Ibrahimovic deram a reviravolta no marcador e a vitória por 3-2.

Classificação:
1º Inter 49 pontos
2ª Roma 42
3ª Juventus 37
4ª Fiorentina 34
5ª Udinese 32
6ª Sampdoria, Génova e Palermo 25
9º Milan 24 (- 3jogos)

Marcadores:
Trezeguet (Juve) e Ibrahimovic (Inter) 13 golos
2º Mutu (Fiorentina) 12
3º Boriello (Génova) 11
4º Cruz (Inter) e Totti (Roma) 10

16 comentários:

Anónimo disse...

JP, É verdade. Fiquei tão desgostosa com a opção do Mazzarri de deixar Volpi no banco, que quase não vi a partida. Ia ver o Milan... Acabei vendo, e muito desinteressada. Mas a Samp me surpreendeu, e para melhor. Sabe que se Cassano estivesse em campo, poderíamos até ter sonhado com uma vitória. A Juve não esteve tão bem. E o Ranieri? Pelo amor de Deus. O cara tira o Del Piero!? E o Marchioni perdeu um gol feito, hein? Putz, chutou a bola pro céu com o gol da Samp vazio. Esse até eu marcava!

Meu domingo foi eletrizante. Primeiro com esse suspense da Samp. Veio o derby de Madrid, que meu pai me ditava pelo telefone cada vez que o Real levava perigo e depois com o jogo da Inter. Eu já tava comemorando a vitória do Parma... Meu coração é forte. Resisitiu bem aos 3 jogos! ehehe

Parabéns, porque você, nesse post, conseguiu sintetizar de maneira perfeita o que aconteceu na partida. Agora é esperar pela Inter... Tomara que vocês tenham melhor sorte. Precisam, né?

Como já tinha tido para você e Rodolfo, no ano passado, quando comentamos sobre esse jogo, me contentaria com um empate. Eis que ele veio. Tá ótimo! Agora para a Juve é que foi um fiasco.

abraços e ótima semana!

Ga b riel Ba lta zar disse...

JP parece-me claramente que esta Juventus de Ranieri estava bem para a época passada, na medida em que assentava que nem uma luva nos candidatos a subir de divisão na 2ª liga do calcio.
Mais um empate polémico depois do Catania.
Mais uma gaffe de Ranieri ao deixar Del Piero no balneário!
Mais uma vez Tiago a ser gozado por este homem que depois de o ter criticado incompreensivelmente na ultima quarta-feira, convoca-o (ele que está de saída para o Tottenham) para o deixar no banco durante todo o jogo!
Começo a ficar preocupado! O título está perdido (mas disso já tinhamos percebido pelas declarações de Buffon que praticamente em nome de toda a equipa deitou a toalha ao chão).
O segundo lugar está quase perdido! E o terceiro está em risco! Fiorentina e Udinese aproximam-se e atenção que se o Milan ganha os 3 jogos em falta fica a apenas 4 pontos dos bianconeri!
Está a ser um mês complicado para os meus dois clubes do coração (Juventus e Beira-Mar) :)

Excelente e clara a tua análise à jornada de Domingo della Juve!

João Caniço disse...

Ainda bem que viste a partida Cyntia, foi um jogo interessante, em especial a 1ª parte, o 2º tempo já foi mais monótono e menos bem jogado. Concordo contigo, a defesa da Juve foi pouco posta à prova, com Cassano a história seria com certeza outra. A substituição do Del Piero foi incompreensível, ele estava a jogar bem, o comentador ficou surpreendido e durante os primeiros minutos da 2ª parte só referia isso, como é que era possível?... Aquela do Marchionni enfim, acredito plenamente que qualquer um de nós tivesse feito golo... ;)
Ui, foi um domingo com muito futebol então! Eu também assisti ao derby de Madrid, que azar teve o Atlético!... Eu quando vi o resultado do Parma perto do fim também já estava a festejar, mas o Ibra fez questão de terminá-los logo... :/
Obrigado Cyntia, realmente tentei sintetizar ao máximo tudo o que vi hoje no Olímpico. O Inter provou hoje que não é invencível, mas a Juve também deixou a desejar, o jogo de 4ª feira vai ser incógnita...
Pois foi, lembro-me desse teu comentário, acertaste em cheio no resultado e a Samp mantem-se assim bem na luta por um lugar europeu!
Abraços e boa semana também para ti :)

João Caniço disse...

É Juventino, hoje Ranieri esteve muito pouco feliz nas opções que tomou em especial a substituição de Del Piero ao intervalo, totalmente incompreensível para quem assistiu à partida. Focaste um tema bem interessante, a ida de Tiago para o banco, confesso que fiquei intrigado quando vi que era Almiron a última solução a entrar em vez de Tiago, ainda para mais quando o argentino há muitos jogos que não é opção para Ranieri e na última vez que o foi na Taça foi expulso no jogo em Empoli. Quanto a mim Tiago não ter entrado significa que Ranieri não conta mais com ele e que o seu futuro será pelos vistos no Tottenham, mas se o treinador já sabia isto mais valia ter convocado um jovem da equipa Primavera, também me cheira um pouco a gozo essa atitude menos digna do treinador para com o médio português.
Sim, o 2º lugar está mais difícil já que a Roma tem vencido, também começo a pensar como tu, tentar segurar o 3º lugar já não seria mau... e óptimo esse teu reparo sobre a possível aproximação do Milan que vai com certeza fazer tudo para ficar nos 4 primeiros classificados...
Ouvi ontem que o 'teu' Beira Mar tinha sido eliminado da Taça, espero que as coisas comecem a correr melhor para esse histórico emblema.
Agradeço os teus elogios sobre a análise ao jogo, aproveito para referir que o teu comentário não se ficou nada atrás :)
Abraços

Ga b riel Ba lta zar disse...

Sim em relação ao BEIRA-Mar a única coisa que te posso dizer é que vive um ods piores, se não o pior momento da sua longa história de 86 anos. A comprovar isso deixo-te o link de um dos fundadores dos Ultras Auri-Negros e uma das principais vozes da oposição à direcção desastrosa de Artur Filipe

www.bancadanorte.blogspot.com

é sem dúvida o blog onde todos os beiramarenses se encontram e está la um texto que ajuda a comprovar que 2007/2008 está a ser a pior fase do clube na sua historia.

www.sempredobeira.blogspot.com é um blog de um jovem beiramarense que me incunbiu há 4 dias de lhe tomar comando e actualizá-lo sempre que possível.

Concordo em absoluto contigo, e até na questão de apostar nos juniores/primavera Juve e Beira chocam porque ambos em alturas que podiam apostar nos jovens não apostam. Há alguma necessidade depois do que Ranieri disse sobre Tiago, depois do que Tiago disse sobre a sua possível saída, depois de já ser noticiada a venda ao Tottenham, de convocar o jogador português e deixá-lo no banco durante toda a partida? Eu confesso que começo a ficar preocupado, porque equipa que se quer vencedora não precisa destas novelas. Já não bastam os últimos erros de arbitragem, agora os erros do treinador em acréscimo podem custar a Europa mais uma vez à "vecchia signora".

Abraço!

Anónimo disse...

Antes demais, Parabéns por este blog. Finalmete alguém que escreve sobre a minha equipa do coração.

Quanto ao jogo de ontem, o problema continua a ser o mesmo desde o inicio da época. Aquele meio campo é demasiado "pesado". Apesar de ontem não ter jogado com o Noccerino. Zanetti e Noccerino são jogardores muito identicos. Falta criatividade, mas a meu ver o Tiago e o Almiron não são solução. Já se viesse um Van der vaart ou um diego, aí a coisa talvez mudasse de figura.

Quanto à saida do Del Piero, achei bem, estava a agarrar-se muito à bola, ora com tres centrais era canja tirar-lhe a bola.Para além disso o Iaquinta entrou bem

Mais uma vez parabéns pelo blog.
E claro FORZA JUVE!!!!

João Caniço disse...

Juventino, bem haja pelos esclarecimentos sobre o Beira Mar, vou guardar o nome dos blogs para passar por lá quando possa e desejo-te boa sorte no comando desse blog. Quanto ao Beira Mar, fiquei surpreendido o ano passado quando despediram o Carvalhal e se aliaram ao tal grupo espanhol, vemos hoje o que tem feito Carvalhal no Setúbal e o que o tal grupo espanhol trouxe de bom ao Beira Mar, sintomático diria eu...

Quanto ao Tiago, também já dou a sua saída como um dado garantido e o que mais me preocupa é que o seu substituto é muito inferior a ele, Sissoko é um jogador mediano, para não dizer medíocre, estou a torcer para que não seja contratado...
A Europa, acho que ainda é cedo para desesperar, estamos no 3º lugar e na pior das hipóteses poderemos sempre ficar em 4º e estaremos na 3ª pré eliminatória da Champions, mas confesso que também começo a ficar preocupado com os vários factores negativos dos últimos 2 jogos na Série A...
Abraços

João Caniço disse...

Caro anónimo, os meus agradecimentos pela sua participação neste espaço. É para mim um prazer poder partilhar a minha 'paixão' pela Juventus.
Quanto aos seus comentários, apesar de divergirmos sobre a substituição do Del Piero, acho salutar essa diferença, mau era se tivéssemos todos as mesmas opiniões. No tocante à falta de criatividade no meio campo aí estou de inteiro acordo consigo, Zanetti e Nocerino são dois 'carregadores de piano' e faz muita falta um médio criativo, sou grande fã de Van der Vaart e gostava muito de o ver na Juve, mas se o escolhido for Diego também fico satisfeito, espero é que venha o Diego do Bremen e não o Diego do Porto...
Fique à vontade para comentar, participar e sugerir.
Forza Juve sempre! ;)
Abraços

Anónimo disse...

Diego?? Qual deles? O brasileiro? Que legal.... Chega quando?

Abraços,

João Caniço disse...

Sim, o brasileiro do Bremen, parece que estão muito interessados nele...
Abraços

Anónimo disse...

Um brasileiro na Juve seria ótimo. ia gostar de ver, após tantos anos passados da passagem apagada de Athirson no bianconero.

Abraços,

João Caniço disse...

Cyntia, com certeza que Diego seria um óptimo reforço, neste momento a Juve não tem nenhum médio organizador nas suas fileiras e o brasileiro podia muito bem assumir essa função, mas pelo que li o Bremen não parece nada interessado em cedê-lo...
Abraços

Anónimo disse...

É. Na certa está fazendo com que outros o procurem para depois ver quem dá mais pelo passe do jogador.

Acabei de ler no Corriere dello Sport que a Juve praticamente fechou com o Sissoko e está bem avançada com o Mellberg.

Abraços,

João Caniço disse...

É provável que sim Cyntia, também já li na imprensa espanhola que é um dos objectivos do Real Madrid para a próxima época.
Pois, praticamente toda a imprensa italiana dá ambos os jogadores como praticamente certos na Juve já em Janeiro, eu pessoalmente acho que o Mellberg vai dar muito jeito, agora o Sissoko duvido muito que se consiga impor, oxalá esteja enganado...
Abraços

Anónimo disse...

Parece que Sissoko já acertou, né? Amanhã fará exames em Turim.

Tomara que você esteja enganado. A Juve precisa de uma zaga melhorzinha, viu :) Às vezes, até eu que não sou torcedora sinto calafrios em alguns lances...rs Portanto, esse Mellberg deveria ser a prioridade, mas como falamos às vezes, vá lá entender o que os dirigentes italianos tem na cabeça. Optaram por contratar um meio-campo.

Abraços,

João Caniço disse...

Pois, parece que sim, não estou nada de acordo com a vinda do Sissoko, é um jogador pouco mais que banal...
Já confirmaram a vinda do Stendardo, jogador para mim pouco mais que desconhecido, não sei até que ponto terá qualidade para vingar na Juventus e que provavelmente só veio porque o Aston Villa se recusou a ceder o Mellberg já em Janeiro, pena não vir já o sueco...
Abraços