domingo, 13 de janeiro de 2008

Penalty justiceiro ao cair do pano

Não começou da melhor maneira o novo ano de jogos oficiais para a Juve, já que cedeu um empate comprometedor em Catania a uma bola. Pior que isso foi a confrangedora eficácia ofensiva patenteada, foi uma equipa que muito atacou, mas com pouquíssimos resultados práticos. Há que destacar pela negativa que dos 13 remates bianconeri apenas 3 foram na direcção da baliza, sendo um deles o do golo de Del Piero apontado na transformação de uma grande penalidade (foto em cima à esquerda) cometida sobre ele próprio já no período de compensações de tempo perdido.
Ainda sem poder contar com Jorge Andrade e Camoranesi assim como Zebina que se lesionou no decorrer da semana, Ranieri armou a equipa no típico 4*4*2 com Salihamidzic a lateral direito, Tiago como médio organizador e Nocerino no lado direito do meio campo. Os restantes elementos do 11 inicial foram os habituais. Perante forte e constante chuva e relvado pesado o Catania entrou mais adaptado tendo pressionado nos intantes iniciais, pertencendo-lhe a primeira chance de perigo através do lateral Vargas que após uma boa arrancada pela esquerda disparou ao lado da baliza de Buffon. A Juve não tardou a responder e aos 11' na sequência de um pontapé de canto Legrottaglie cabeceou perto do travessão. Aos 15' o Catania marca por intermédio de Spinesi (foto em baixo à esquerda) que conclui com um desvio subtil um bom cruzamento de Mascara beneficiando contudo de posição de fora de jogo. A Juve reage de imediato e passa a dominar as operações a meio campo, embora sem resultados práticos já que as situações de perigo na baliza de Polito eram nulas. Uma das raras excepções no 1º tempo ocorreu quando Del Piero aparece isolado e é derrubado pelo guarda-redes contrário, mas o lance é injustamente anulado pelo árbitro assistente por fora de jogo inexistente, no momento do passe de Trezeguet, Alex está em linha com o último defesa.
Ao intervalo Ranieri tira Tiago, muito discreto, e coloca em campo o extremo Marchionni passando Nocerino, também muito discreto na direita, para o centro ao lado de Zanetti. Não é a primeira nem a segunda vez que Nocerino não rende sobre a direita, não se percebe o porquê da insistência de Ranieri nesta opção, ainda para mais quando tem Marchionni, Palladino ou o próprio Salihamidzic à disposição...
Com Trezeguet apagadíssimo, é Del Piero que protagoniza as melhores jogadas de ataque juventino destacando-se um acrobático pontapé de bicicleta em excelente estilo (foto em cima à direita) que passou perto da baliza de Polito e um cabeceamento a rasar o poste. O tempo começava a escassear e Ranieri troca Nedved por Palladino aos 75' e é apenas(!) aos 81' que tira Salihamidzic e coloca Iaquinta! Passa a jogar em 3*4*3 e a pressão acentua-se. Aos 90' Palladino tem uma boa incursão pela esquerda centra rasteiro para a entrada da grande área onde irrompe Del Piero com grande perigo sendo derrubado por Biaginti! Era a grande oportunidade de minimizar os estragos e Alex como é normal assumiu a responsabilidade do momento, provavelmente na cabeça de muitos juventinos passou a imagem do jogo da época passada em Pescara quando Del Piero perante o mesmo Polito bateu uma grande penalidade de forma desastrada permitindo a defesa fácil do guardião. No final desse jogo Del Piero declarou que se tinha sentido hipnotizado por Polito... Este ano Pinturichhio transformou o castigo com grande serenidade e categoria e estava assim feito o justo resultado final, apesar da pobre eficácia ofensiva juventina e de exibições muito discretas da maior parte dos seus jogadores teria sido um castigo demasiado pesado ter saído de Catania com uma derrota.
Terça feira há Taça de Itália frente ao Empoli, há que recuperar de uma desvantagem de 2-1 e no próximo fim de semana o último jogo da 1ª volta frente à Samp, ambos os encontros a disputar em Turim.

Série A, 18ª jornada
Catania 1 - 1 Juventus (15' Spinesi; 90+1' Del Piero)
Estádio Angel Massimino em Catania
Árbitro: Andrea Rocchi

Juventus (4ª4ª2): Buffon; Salihamidzic (81' Iaquinta), Legrottaglie, Chiellini e Molinaro; Nocerino, Zanetti, Tiago (46' Marchionni) e Nedved (75' Palladino); Del Piero 'cap' e Trezeguet.
Treinador: Ranieri

Amarelos: Chiellini, Salihamidzic e Nocerino.

Foi uma jornada nº 18 muito interessante em Itália onde o principal destaque vai para o Milan que finalmente venceu uma partida em casa nesta competição esta época, contando com a estreia prometedora de Pato que apontou 1 golo e o regresso de Ronaldo que marcou 2 golos. A vítima foi o Nápoles que saiu de San Siro goleado por 5-2. O Inter não desarma e foi vencer a Siena por 3-2 com doppietta de Ibrahimovic. A Roma também não facilitou na sua deslocação e venceu em Bérgamo a Atalanta por 2-1 com tentos de Mancini e Totti. A Udinese e a Fiorentina também venceram fora, em Cagliari e Parma respectivamente e cimentaram assim a candidatura aos lugares europeus de forma mais vincada. No duelo entre dois candidatos a esses mesmo lugares europeus a Samp liderada por um óptimo Cassano venceu o Palermo por 3-0.

Classificação:
1ª Inter 46 pontos
2ª Roma 39
Juventus 36
4ª Udinese 32
5ª Fiorentina 31
6º Palermo 25
7ª Sampdoria 24
8º Nápoles 23
9ª Atalanta 22

Marcadores:
Trezeguet (Juve) 13 golos
2º Ibrahimovic (Inter) e Mutu (Fiore) 11
4º Boriello (Genova), Cruz (Inter) e Totti (Roma) 10
7º Belucci (Samp) 9

2 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

...E com a vitória do Inter então as palavras de Buffon agora sim fariam algum sentido. A Juve encontra-se actualmente em 3º lugar e parece-me assim que o título está de facto entregue. Só mesmo um Del Piero em grande forma para inverter o desalento que tomou conta dos adeptos certamente durante esta partida.

* de referir que o golo do Catania é ilegal (fora-de-jogo claro!), no entanto Buffon não devia estar à espera que o árbitro assinalasse a infracção, devia sim fazer-se ao lance e tentar a defesa.

João Caniço disse...

Juventino, os meus agradecimentos por mais uma óptima participação neste espaço. Na tua análise 'tocas' em alguns pontos fulcrais, de facto o 'scudetto' ficou muito mais complicado, 10 pontos não são irrecuperáveis, mas quase... Del Piero foi mesmo o homem do jogo, está em grande forma o nosso capitão e o golo do Catania é obtido em claro fora de jogo. Uma das regras básicas do futebol diz que um jogador só pode parar a sua acção quando o árbitro apita, ora se tal não aconteceu Buffon devia mesmo ter-se feito ao lance... Só consigo dizer que acontece aos melhores e que todas as monumentais defesas que ele tem efectuado em muitos anos como 'bianconero' dão-lhe um enorme capital de confiança que nos ajudam a desculpar facilmente este tipo de deslizes...
Devido a um intenso calendário académico neste inicio de ano ainda não tive oportunidade de postar o resto da crónica desta partida, para breve...
Abraços