segunda-feira, 12 de maio de 2008

Del Piero tanto porfiou...

...que acabou por ser recompensado com a obtenção do golo do empate já bem perto do final da partida! Com este golo, o seu 19º na competição, il capitano igualou Borriello e Trezeguet na liderança da tabela dos melhores marcadores. Caso Del Piero se sagre melhor marcador da prova, será um feito inédito já que nunca ninguém conseguiu na história do Calcio ser melhor marcador da Série B num ano e no ano seguinte sê-lo na Série A.
Quanto ao jogo propriamente dito foi um daqueles típicos jogos de final de época para uma equipa que já não tem nada a ganhar nem a perder, a Juventus e outra que está no fio da navalha quanto à permanência no escalão máximo do Calcio e jogou de uma forma bastante táctica e compenetrada, o Catania.
Com a suspensão de Molinaro e a lesão de Zanetti, Ranieri optou por colocar Grygera na lateral esquerda e Tiago como médio organizador enquanto Palladino foi aposta para esterno sinistro em detrimento de Nedved.
Del Piero começou cedo o assalto à baliza adversária e logo aos 6' após lançamento de Grygera, irrompe na área pela esquerda, dribla um defesa e remata para boa defesa de Bizzarri, atento a fazer uma boa mancha. Pouco depois Palladino recupera a bola no meio campo adversário, esta sobra para Del Piero rematar de longe, rasteiro a rasar o poste da baliza de Bizzarri.
Aos 23' Camoranesi cruza uma bola rente à relva ao primeiro poste surgindo o inevitável Del Piero a desviar, antecipando-se a um defesa, mas um pouco por cima da barra. Pouco depois aos 27' Trezeguet ganha uma bola na meia lua e joga para trás, aparecendo embalado Sissoko a rematar fortíssimo de primeira a rasar a trave! Mesmo jogando a um ritmo suave o domínio do encontro era claramente da Juve perante um Catania remetido à defesa e a jogar na expectativa.
Por volta dos 36' surge o melhor lance da primeira parte com uma esplêndida combinação entre Camoranesi, Del Piero e Trezeguet, surgindo no final da mesma il capitano em boa posição a rematar de primeira com a bola a tirar tinta ao poste com Bizzarri completamente batido! Excelente jogada, uma pena não ter resultado em golo... O Catania apenas teve o primeiro remate com perigo aos 41' na sequência de um livre directo apontado pela estrela da equipa, o peruano Vargas, a rematar em força, mas à figura de Buffon, que sacudiu a bola para longe.
A 2ª parte começou praticamente com o golo do Catania após pontapé de canto apontado ao primeiro poste, tendo a defesa da Juve falhado redondamente no lance assim como algum azar nos ressaltos ajudarem a explicar o golo sofrido (foto em baixo à direita).
A Juve responde logo de imediato sempre por Del Piero, que aos 7' surge em boa posição na área lançado por Camoranesi, mas remata para fora. Logo a seguir pontapé de canto cobrado por Camoranesi para Legrottaglie entrar de rompante e cabecear rente ao poste! Mais uma vez a Juve a centímetros do golo...
Aos 18' Chiellini tem um óptimo passe comprido para Trezeguet, com uma não menos boa desmarcação surgir completamente isolado, mas uma recepção falhada da bola inviabilizou o lance...
O jogo mantinha-se no mesmo tom da primeira metade com a Juve sempre no comando das operações e o Catania sempre na expectativa e com um resultado que lhe permitira alcançar de imediato a permanência na Série A. Aos 42' Trezeguet teve nos pés uma grande chance de golo, após excelente assistência de Zebina, mas já na pequena área não conseguiu desviar fora do alcance de Bizzarri... E quando o resultado parecia feito, Camoranesi e Chiellini têm uma boa combinação pela esquerda, entrando o defesa juventino na área a cruzar entre o guarda redes e a defesa do Catania surgindo em antecipação Del Piero a desviar vitoriosamente para o fundo das redes(primeira foto à esquerda)! Estava feito o golo que conferia alguma justiça ao marcador premiando o jogador que mais o tentou durante toda a partida. Alex seria substituído nos descontos para estrondosa ovação vinda do público (foto de baixo à esquerda)!

Série A, 37ª jornada
Juventus 1 - 1 Catania (89' Del Piero; 47' Terlizzi)
Estádio Olímpico em Turim
Árbitro: Trelofoni

Juventus (4*4*2): Buffon; Zebina, Legrottaglie, Chiellini e Grygera; Camoranesi, Sissoko, Tiago (66' Nocerino) e Palladino (72' Nedved); Del Piero 'cap' (90+2' Pasquato) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Tiago, Grygera, Camoranesi, Chiellini e Nocerino.

Grande surpresa e loucura no jogo do Meazza entre o Inter e o Siena! Os nerazzurri estiveram por duas vezes em vantagem e com o título praticamente assegurado, mas o Siena extremamente personalizado e a jogar sem pressão empatou o jogo também por duas vezes.
Perto do fim o árbitro marcou penalty num lance em que Riganó e Materazzi se agarraram simultaneamente... Cruz preparou-se para marcar, mas Materazzi fez questão de bater a penalidade, permitindo a defesa de Manninger! O jogo terminaria empatado a 2 e a Roma que venceu a Atalanta por 2-1 reduziu a diferença para apenas 1 ponto! Na próxima jornada o Inter desloca-se a Parma enquanto os giallorossi jogam em Catania, curiosamente duas das equipas na luta pela manutenção, prevendo-se assim uma tarde emocionante no próximo domingo nestes estádios.
Na luta pela Champions o Milan perdeu estrondosamente em Nápoles, 3-1 e foi ultrapassado pela Fiorentina que venceu o Parma por resultado idêntico. Quanto à UEFA também houve troca de posições entre a Samp e a Udinese com os blucerchiati a vencerem 2-0 em Palermo enquanto os friulani perderam em casa com o Cagliari também por 2-0.

Classificação:
1º Inter 82 pontos
2ª Roma 81
Juventus 71
4ª Fiorentina 63
5º Milan 61
6ª Sampdoria 59
7ª Udinese 57

Goleadores:
19 golos: Borriello (Génova), Del Piero e Trezeguet (Juve)
17: Di Natale (Udinese) e Mutu (Fiorentina)
15: Amauri (Palermo), Ibrahimovic (Inter) e Kaká (Milan)

Sem comentários: