domingo, 18 de maio de 2008

Super Alex em jogo espectacular!

A Juventus terminou a temporada 2007/08 com a deslocação a Génova para defrontar a Sampdoria, num jogo onde as classificações e objectivos de ambas as equipas já estavam definidas, daí estarem todos os ingredientes reunidos para um grande espectáculo de futebol, o que viria efectivamente a acontecer, ainda para mais com Del Piero e Trezeguet na luta pelo título de melhor marcador.
Muitas alterações no onze da Juve, na baliza Belardi no lugar de Buffon, Molinaro de regresso à lateral esquerda e Salihamidzic e Nedved nas faixas do meio campo.
A Juve marcou muito cedo, logo aos 7' na sequência de uma excelente jogada de contra ataque conduzida por Nedved pela esquerda, com o checo a driblar Campagnaro e depois a executar um passe magnífico a rasgar toda a defesa blucerchiata, surgindo Del Piero na cara de Mirante, com tempo para parar a bola de pé direito e desviá-la fora do alcance do guarda-redes com o pé esquerdo (foto em baixo à direita).
Aos 15' Del Piero é derrubado dentro da área, penalty claríssimo que il capitano deixou para Trezeguet converter em golo (foto em baixo à esquerda), permitindo assim que Trezegol o alcançasse na liderança da tabela dos melhores marcadores, 20 tentos para cada.
A Samp reduziu aos 22' através de Cassano a concluir com classe uma tremenda jogada individual sobre a esquerda. Aos 39' a Sampdoria empatou a partida após uma jogada de insistência, a bola sobra para Maggio desferir um pontapé de ressaca, colocadíssimo, indefensável para Belardi.
Já nos descontos, Chiellini comete falta sobre Bonazzoli, penalty para a Samp que Cassano desperdiçou ao permitir a defesa de Belardi.
Aos 59' Sissoko viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho deixando a Juve reduzida a 10 unidades.
Novo penalty seria assinalado, agora para a Juve, aos 65' após brilhante jogada individual de Del Piero a desembaraçar-se de vários adversários e a ser derrubado por Accardi. Desta vez Alex assumiu a cobrança da penalidade e não permitiu quaisquer veleidades a Mirante, facturando assim o seu 21º golo na competição e isolando-se na liderança dos goleadores.
Pouco depois, aos 71' Del Piero era substituído para incredulidade de todos os presentes no estádio e do próprio Alex que saiu com cara de poucos amigos...
Os blucerchiati evitariam a derrota aos 80' quando Montella estabeleceu o resultado final de 3-3 após nova boa jogada de Cassano pela esquerda, aeroplanino só teve mesmo que encostar para o fundo das redes!
Ranieri não deveria estar nos seus melhores dias já que aos 89' retirou Salihamidzic e fez entrar o jovem Castiglia, não fazendo entrar Birindelli um minuto sequer, não lhe permitindo assim fazer a despedida em jogos oficiais com a maglia da Juve nesta partida...
Destaque ainda após o final da partida para a estrondosa ovação que todo o estádio Luigi Ferraris rendeu a Alex Del Piero (última foto à direita) demonstrando mais uma vez que os tiffosi italianos estão com Alex na azzurra, tomara que Donadoni também pense assim...

Série A, 38ª jornada
Sampdoria 3 - 3 Juventus (22' Cassano, 39' Maggio e 80' Montella; 7' e 65' Del Piero e 15' Trezeguet)
Estádio Luigi Ferraris em Génova
Árbitro: Paolo Valeri

Juventus (4*4*2): Belardi; Zebina, Legrottaglie (55' Stendardo), Chiellini e Molinaro; Salihamidzic (89' Castiglia), Sissoko, Tiago e Nedved; Del Piero 'cap' (71' Marchionni) e Trezeguet.
Treinador: Ranieri
Amarelos: Tiago e Nedved
Acumulação amarelos: Sissoko 59'

O Inter sofreu para vencer o Parma e garantir a conquista do scudetto, foi preciso o regressado Ibrahimovic entrar em campo no segundo tempo e apontar os dois golos do triunfo. A Roma marcou logo aos 8' em Catania e esteve até 26 minutos do fim com o scudetto no bolso, só após o golo de Ibrahimovic aos 64' o título passaria para a posse do Inter.
A Fiorentina segurou o acesso à 3ª pré-eliminatória da Champions ao vencer o Torino por 1-0 com um golo salvador de Osvaldo a 10 minutos do fim, relegando assim o Milan para a Taça UEFA, apesar da goleada por 4-1 conseguida sobre a Udinese, o terceiro representante italiano na Taça UEFA 2008/09.
Parma e Empoli seguem com o Livorno para a Série B.

Classificação final:
1º Inter 85 pontos
2ª Roma 82
Juventus 72
4ª Fiorentina 66
5º Milan 64
6ª Sampdoria 60
7ª Udinese 57
8º Nápoles 50
9ª Atalanta 48
10º Génova 48
11º Palermo 47
12ª Lázio 46
13º Siena 44
14º Cagliari 42
15º Torino 40
16ª Reggina 40
17º Catania 37
18º Parma 36
19º Empoli 34
20º Livorno 30

Goleadores:
Alessandro Del Piero (Juventus) 21 golos
David Trezeguet (Juventus) 20
3º Marco Borriello (Génova) 19
4º Antonio Di Natale (Udinese) 17
5º Adrian Mutu (Fiorentina) 17
6º Zlatan Ibrahimovic (Inter) 17
7º Amauri Oliveira (Palermo) 15
8º Ricardo Leite 'Kaká' (Milan) 15
9º Goran Pandev (Lázio) 14
10º Francesco Totti (Roma) 14

Sem comentários: