quarta-feira, 28 de maio de 2008

Quarteto no Euro 2008

Confirma-se a presença de Buffon, Chiellini, Camoranesi e Del Piero nos convocados da nazionale azzurra que marcará presença no Euro 2008. Donadoni excluiu um jogador do lote dos 24 pré-convocados e a fava saiu a Montolivo, jovem centrocampista da Fiorentina.

Será o quarto europeu para Del Piero, igualando assim o recorde de
Lothar Matthaus (Alemanha) e Peter Schmeichel (Dinamarca) que também actuaram em quatro fases finais. Pinturicchio estreou-se no Inglaterra'96, onde actuou apenas 45 minutos frente à Rússia como médio ala direito! No Euro 2000 marcaria presença em todas as partidas, apontando um golo contra a Suécia, mas teria um dos piores momentos da carreira ao desperdiçar duas boas chances de golo na final contra a França.... No Euro 2004 voltaria a jogar em todos os encontros da squadra azzurra, que foram apenas três, devido a um estranho empate a duas bolas entre a Suécia e a Dinamarca e ao velho catenaccio do igualmente velho Trap... No total 10 jogos e apenas 1 golo nas fases finais de Europeus para Del Piero.
Será somente o segundo Europeu para Gigi Buffon já que em 2000 uma lesão impediu-o de ser o número 1 da azzurra. Sendo assim apenas esteve presente no Euro 2004 onde sofreu 2 golos em 3 jogos. Também será o segundo Euro para Camoranesi, mas o italo-argentino apenas alinhou em 2 partidas em Portugal.
Quanto a Chiellini será a sua estreia em fases finais de Campeonatos da Europa.

Eis a lista completa da selecção italiana:
Guarda-Redes: Amelia (Livorno), Buffon (Juventus) e De Sanctis (Sevilha);
Defesas: Barzagli (Palermo), Cannavaro (Real Madrid), Chiellini (Juventus), Grosso (Lyon), Materazzi (Inter), Panucci (Roma) e Zambrotta (Barcelona);
Médios: Ambrosini (Milan), Aquilani (Roma), Camoranesi (Juventus), De Rossi (Roma), Gattuso (Milan), Perrotta (Roma) e Pirlo (Milan);
Avançados: Borriello (Génova), Cassano (Sampdoria), Del Piero (Juventus), Di Natale (Udinese), Quagliarella (Udinese) e Toni (Bayern Munique).

4 comentários:

Anónimo disse...

É uma ótima lista de convocados, JP. Mas será que Donadoni é capaz de fazer desses jogadores um bom time como Lippi, provavelmente, faria?

Abs

João Caniço disse...

Michel, também acho que Donadoni, na globalidade fez uma boa convocatória, mas tenho muitas dúvidas se conseguirá montar uma boa equipa... se formos a ver pelas referências da fase de qualificação colocou sempre em campo equipas muito defensivas, jogando sempre na expectativa e com pouco ou nenhum espectáculo...
Abraços

Rodolfo Moura disse...

Prezados,
É, o plantel é bom, mas teremos que aguardar as escolhas de Donadoni que, como muito bem destacou o JP, costuma postar um time bastante defensivo em campo.
Particularmente, eu não teria convocado o De Sanctis e talvez nem mesmo o Amelia, bem como ficaria tentado a levar o Inzaghi e o Montolivo.
Abraços,

João Caniço disse...

Rodolfo, o Amelia penso que levaria sempre agora o De Sanctis não, levaria um entre Abbiati, Roma e Cudicini. É, o Inzaghi e o Montolivo seriam sempre duas boas opções ofensivas, mas o Donadoni prefere levar médios defensivos... Vamos a ver como ele monta a equipa!
Abraços