domingo, 17 de janeiro de 2010

Confrangedor...

Não me ocorreu melhor título para classificar a medíocre exibição de uma Juventus que não conseguiu criar uma mísera oportunidade de golo perante um Chievo personalizado que, sem colocar o autocarro diante da baliza, soube defender com grande afinco a magra vantagem.
Depois da boa resposta dada frente ao Nápoles, a equipa de Ferrara voltou a cair na letargia, em especial no processo ofensivo, onde a lentidão, aliada a uma terrível falta de criatividade, voltou a ditar leis.
Com mais esta derrota, o scudetto não passa de uma miragem para os bianconeri, que caíram para o 5º lugar da tabela e correm sérios riscos de não se classificarem para a Champions do próximo ano...

Para não variar, muitas mexidas no onze inicial juventino. Buffon, completamente restabelecido da cirurgia ao joelho, regressou à baliza. Grygera e Cannavaro surgiam na defesa, em vez do lesionado Cáceres e de Legrottaglie. Marchisio relegou Salihamidzic para o banco de suplentes enquanto Paolucci entrava directamente na equipa titular, beneficiando do castigo aplicado a Amauri.
Quanto ao Chievo apresentava-se sem a sua grande figura, Pellissier, ausente por lesão. Abruscato e Granoche eram assim os homens mais adiantados no esquema de Di Carlo.

Em termos gerais, a qualidade do encontro deixou muito a desejar. Ritmo baixo, escassas oportunidades de golo e bastantes lances faltosos foram a tónica principal do desafio.
O meio-campo bianconero apresentou-se com um terrível défice de criatividade. Mal se deu por Marchisio e De Ceglie, francamente desinspirados, tal como Felipe Melo, de regresso às péssimas exibições. Apenas Diego, o mais lúcido do sector, tentou remar efectivamente contra a maré, mas para além de se agarrar em demasia ao esférico, não mostrou a clarividência necessária para provocar desequilíbrios na bem estruturada defensiva contrária. Yepes e companhia não tiveram problemas para anular por completo Del Piero e Paolucci. Apenas num pontapé livre se viu um pouco do talento de il capitano, enquanto que a prestação do novo reforço não fez esquecer as medíocres actuações de Amauri.
O Chievo, que já tinha colocado Buffon em sentido logo no primeiro minuto, adiantou-se no marcador aos 28' graças a um auto-golo de Chiellini, prontamente invalidado pelo árbitro assistente por puxão de Abruscato no central bianconero.
Quase a seguir, Grygera fractura o nariz e é substituído por Zebina. O balanço da primeira meia-hora de jogo da Juve tende perigosamente para zero. A apatia revelada pelo colectivo bianconero é absolutamente confrangedora. Os gialloblù mostram-se mais incisivos e determinados e, sem grande surpresa, conseguem marcar aos 34'. Lance de insistência de Sardo na meia-direita, dribla o desequilibrado De Ceglie e remata rasteiro, cruzado, com a bola a entrar junto ao segundo poste. Buffon, com um punhado de jogadores à sua frente, não vê a bola partir, chegando tarde a um lance que parecia perfeitamente ao seu alcance, já que o esférico não levava uma velocidade por aí além...

O segundo tempo foi extremamente penoso de se assistir. Num relvado em péssimas condições, viu-se uma Juventus com outra atitude, na firme disposição de dar a volta aos acontecimentos, num monólogo incessante, mas desprovido de qualquer objectividade. Bastou um Chievo bem organizado, disposto em três linhas de pressão e ocupando bem os espaços, para não permitir nenhumas veleidades a uma vecchia signora completamente opaca.
Apesar do intenso domínio territorial, a Juve não ousou criar qualquer oportunidade de golo durante todo o jogo, algo simplesmente inacreditável para quem ousava afirmar-se como candidato ao scudetto. Ferrara tentou espicaçar a equipa lançado Salihamidzic e Immobile, mas nada feito. As alterações não surtiram qualquer efeito prático e até foram os gialloblù que causaram alguns calafrios a Buffon num ou noutro lance de contra-ataque.
Para piorar ainda mais a situação em termos clínicos, Cannavaro terminou o jogo em dificuldades, suspeitando-se de fractura do nariz, tal como acontecera com Grygera na primeira parte.

Na próxima rodada a Juve joga muito da luta pela terceira posição ao receber a Roma. Adivinha-se uma semana bastante intensa em Vinovo, com especulações de possíveis entradas e saídas de jogadores, treinadores e dirigentes. A equipa precisa, acima de tudo, de tranquilidade e enquanto os resultados não aparecerem tal não voltará a acontecer...

O vídeo com a primeira vitória do Chievo diante da Juventus:

4 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns pela síntese, um retrato fiel do lacônico jogo...
Abraços,

João Caniço disse...

Muito obrigado, Rodolfo. Um jogo para esquecer, com toda a certeza...
Abraços

Rodolfo Moura disse...

JP,
Assim como no 'Calcio Serie A', os vídeos postados no 'Bianconero Portoghese' estão indisponíveis, o que será que aconteceu?
Abraços,

João Caniço disse...

Não sei, Rodolfo, teve ter sido algum erro momentâneo do blogger, porque agora já estão disponíveis.
Abraços