sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

'Grazie', Ciro!

Napolitano de nascimento e juventino por adopção, Ciro Ferrara merecia respeito por parte da direcção da Juventus. 15 anos e meio de dedicação e profissionalismo para com o emblema bianconero mereciam consideração e transparência.
11 temporadas consecutivas como futebolista, defesa central de posição e peça fundamental na conquista de muitos títulos, nos anos dourados de Lippi.
4 épocas como responsável máximo do futebol jovem, coincidentes com o regresso aos triunfos das equipas de formação e da promoção de talentos - Marchisio, Giovinco e De Ceglie - para a equipa principal, algo que não sucedia há muito, desde Del Piero.
Teve início promissor como treinador. Assegurou o segundo lugar e a qualificação directa para a Champions na temporada passada. Começou igualmente bem esta época, com a estrondosa vitória defronte da Roma.
Vieram depois as inúmeras lesões em elementos chave, as confusões tácticas e o mau momento das contratações mais sonantes. Tudo isto somado originou a queda na Champions, numa humilhante derrota caseira frente ao Bayern e péssimos resultados na Série A.
O desaire frente ao Catania, imediatamente antes das férias natalícias, parecia e deveria ser o fim da linha para Ferrara. Blanc e Secco não agiram, com a situação a agravar-se irremediavelmente durante o mês de Janeiro, numa série de derrotas completamente absurda. Foi necessário chegar-se a um processo verdadeiramente rocambolesco com a aparição quase meteórica e incessante de vários nomes na imprensa, culminando num epílogo reprovável, com a saída de Ferrara a ter data e hora marcada, independentemente do resultado que obtivesse diante do Inter.
Apesar do insucesso desportivo como treinador principal, a simpatia e admiração por Ferrara não cessam. O contrato de Ciro com a vecchia signora continua válido e deverá ser anunciado brevemente o seu novo cargo na società bianconera.

Apesar de alinhar como defesa, Ciro Ferrara, apontou 20 golos com a maglia juventina. Aqui ficam eles:

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamentei pelo Ferrara, mas JP, me desculpe, os dirigentes da Juve cometem erros atrás de erros e são muito responsáveis pelo momento do time. A começar pela escolha reprovável de Zaccheroni, que em nada parece estar em sintonia com o clube. Torço para que a situação melhore. Sou simpática à Juve muito pelo Baggio e posteriormente por Del Piero, por isso espero uma mudança para que o clube não perca a já abalada imagem após 'calciopoli'.

bjs

João Caniço disse...

Pois é, Cyntia, subscrevo inteiramente as tuas palavras.
A avaliar pelo que vi hoje defronte da Lazio, as coisas não deverão melhorar muito com Zaccheroni.
Acho que os principais dirigentes da Juventus devem acima de tudo avaliar a sua competência para continuar a liderar os destinos da 'società'. Refiro-me obviamente a Blanc e a Secco, os principais responsáveis por esta situação desastrosa.
Beijos