domingo, 10 de janeiro de 2010

A pior Juventus do século XXI

Fim da linha para Ferrara! Como não se pode despedir um plantel (quase) completo, o treinador tem de ser o sacrificado. A aposta no Guardiola bianconero não deu resultado, a Juventus é uma caricatura de equipa, em bom português não joga rigorosamente nada!
Não existe dinâmica colectiva, não há mecanismos de jogo consolidados, o ataque é inoperante, a defesa é permeável e comete erros infantis, o esquema táctico muda constantemente, não favorecendo a criação de rotinas, enfim, um rol de equívocos e aspectos negativos que não abonam em nada a situação do treinador napolitano.
É certo que Ferrara está longe de ser o único culpado, longe disso. As apostas no último Verão saíram completamente furadas. Diego é uma sombra do jogador que enchia o campo em Bremen, Grosso está a anos-luz do lateral que se evidenciou na azzurra, Cannavaro já não tem pernas e Felipe Melo é uma completa nulidade!
O trinco brasileiro é culpado no primeiro golo rossonero ao falhar de forma quase inacreditável um corte ao primeiro poste na sequência de um pontapé de canto. Arrisco a escrever que muitos infantis cortariam sem grandes problemas aquela bola! A maneira displicente como Felipe Melo atacou o lance, para além da sobranceria como encarou o jogo, sem qualquer rigor, recuando a passo após perder inúmeros lances provam que não tem envergadura para vestir a camisola da Juventus! Comigo não teria mais hipóteses, era imediatamente colocado no mercado! Pode-se perder muito dinheiro, mas vale muito mais jogar com um primavera... Aliás, deu perfeitamente para ver que, após a saída forçada de Poulsen, o meio-campo bianconero afundou-se completamente. O médio dinamarquês foi o único, juntamente com Chiellini, que rubricou actuação positiva e estava a ser uma verdadeira âncora na intermediária juventina que, entregue a Felipe Melo, virou o caos.

Tal como se previa, Ferrara colocou Grygera, Cannavaro e Amauri nos lugares de Cáceres (castigado), Legrottaglie (opção) e Trezeguet (lesionado). Diego manteve-se entre linhas, no apoio ao homem mais avançado, enquanto Del Piero permanecia no banco de suplentes.
Com problemas nas laterais, Leonardo apostou em Abate a Antonini. Sem Pato, lançou Beckham na direita que, juntamente com Ronaldinho pela esquerda, apoiavam o ponta de lança Borriello.

A Juve até entrou bem na partida, com espírito guerreiro, dominando o primeiro quarto de hora. Diego esteve em destaque e criou a primeira chance de golo aos 13', num remate em arco, que não passou muito longe da baliza de Dida. Rapidamente o entusiasmo inicial bianconero se desfez e o Milan, com grande personalidade, apoiado na grande experiência da maioria dos seus jogadores, equilibrou e não tardou a controlar o jogo a seu belo prazer. Gattuso e Ambrosini faziam o trabalho sujo a meio-campo, libertando o talento de Pirlo no capítulo do passe.
Sem grande surpresa, os rossoneri adiantaram-se no marcador perto da meia-hora por intermédio de Nesta, aproveitando da melhor maneira um erro monumental de Felipe Melo.
O futebol bianconero é impreciso e atabalhoado, apenas conseguindo acercar-se junto da baliza contrária na sequência de bolas paradas. É desta forma que Chiellini (!) é, de longe, o juventino mais perigoso do encontro, ao surgir bem em zona de finalização por três ocasiões (39', 46' e 52'), sem nunca conseguir desfeitear Dida.
Os tifosi pediam insistentemente Del Piero e Ferrara fez-lhes a vontade aos 60', retirando Salihamidzic e fazendo derivar Diego para a direita. A ideia era boa, mas se o brasileiro já vinha a realizar exibição discreta, tornou-se completamente apagada, facto não alheio à saída forçada de Poulsen pouco depois, aos 63', na sequência de um choque com Gattuso. O meio-campo bianconero deu literalmente o berro, estendendo a passadeira vermelha ao Milan, que jogou como quis durante a última meia-hora.
A classe de Ronaldinho mantém-se intacta e com tantas facilidades concedidas pela defensiva da Juve, não surpreenderam os dois golos obtidos pelo brasileiro, a corresponder aos serviços de Pirlo e Beckham.
O descontentamento entre os adeptos da vecchia signora era visível. Muitos saíram antes do final, outros optaram por queimar bandeiras e cachecóis... Nem Del Piero conseguiu animar um pouco as hostes, já que num pontapé livre para lá dos descontos, permitiu a defesa apertada de Dida para canto.

O tempo urge e são necessárias mudanças de imediato. Hiddink é com toda a certeza uma óptima opção para o cargo de treinador. São necessários também dois ou três reforços para posições deficitárias. A estrutura directiva bianconera tem que agir rápido senão esta temporada arrisca-se a ser uma das piores de toda a história da Juventus!

A seguir o vídeo com uma das piores exibições que me lembro de assistir à vecchia signora:

2 comentários:

João Honorato disse...

Grande JP! Faz bastante tempo que não comento, mas venho acompanhando com relativa frequencia vosso blog. Mais um texto monumental, exprimindo com nitidez o sentimento de milhões de bianconeri espalhados pelo mundo. É triste, deprimente, apos tantas expectativas na pré-temporada, chegarmos ao ponto de sermos presas faceis dentro de Turim. Talvez algo inédito na historia da Juve. Arrisco dizer que, contando desde janeiro/fevereiro do ano passado, sejam um dos 12 meses mais tenebrosos da historia da vecchia signora.
.
A torcida vem mandando seu recado há meses, e cada vez mais de forma mais acintosa. Se não mudar algo, talvez o fogo no estadio seja apenas o começo.
.
Triste Juve que precisa mudar não só o técnico, como expurgar os bidones e esses burocratas terriveis que infestam o alto escalão juventino.
.
Quanto ao Jogo, tudo foi dito. Diego recebe muitas faltas? Recebe! Mas por ser um assassino de contra-ataques por conta de sua lerdeza. Melo é triste, sem comentarios. Sorte de vocês portugueses que jogarão na copa do mundo contra um Brasil que tem esse jogador como titular. Amauri deveria jogar na Zaga, já que tira com eficiencia as bolas alçadas na area bianconera, mas se mostra inoperante no ataque. Grosso? Com ele já sinto falta de Molinaro. Senti pena de Poulsen... agora que ele estava se firmando na Juve... espero que ele volte no nivel em que estava nesse momento.
.
Enfim, só espero que não achem que já chegamos no fundo do poço, pq no futebol o que é ruim, é bem provavel que possa piorar (vide o caso do clube Brasileiro Santa Cruz - que da serie a em 2006, caiu para a serie d em 2008.
.
Saudações bianconeras!!!!

JH

João Caniço disse...

Muito obrigado, João. É sempre um prazer receber os teus excelentes, oportunos e realistas comentários por aqui.
Pois é, o que é que eu posso dizer mais para além do que escreveste? Apenas que concordo em absoluto e que está a ser bastante desolador assistir a esta hecatombe 'bianconera'. Enquanto isso os dirigentes continuam no seu silêncio, impávidos e serenos, a receberem uns bons milhares de euros ao fim do mês e quem sofre com as derrotas e humilhações constantes são os pobres adeptos.
Penso que não chegamos ao fim do poço, aliás tenho bastante receio que sejamos goleados pelo Nápoles na próxima 4ª feira. Com o meio-campo entregue a Felipe Melo vai ser engraçado vai...
Realmente, o azar persegue também um pouco os 'bianconeri'. Logo agora que Poulsen se estava a afirmar sofre uma lesão grave. O mesmo aconteceu com Tiago, se bem te recordas, no ano passado no 'Meazza' diante do Inter.
Vamos a ver o que o futuro breve reserva à Juventus, para já não parece nada animador.
Um forte abraço 'juventino'!