quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Del Piero e Diego salvam Ferrara

A Juve regressou às vitórias, com um robusto 3-0 perante o Nápoles! Mas, atenção! Nada de ilusões porque o resultado foi bem melhor do que a exibição, embora tenham sido visíveis melhorias de vária ordem, nomeadamente nos equilíbrios defensivos e nas movimentações ofensivas, factos a que não serão alheias as entradas na equipa do acutilante Cáceres, do musculado De Ceglie e do virtuoso Del Piero.
Il capitano foi, juntamente com Diego, o grande destaque da vecchia signora ao apontar dois golos e a ter apontamentos de grande classe. Pode-se afirmar que a dupla de criativos salvou a pele a Rocky Ferrara, que via o seu futuro no banco bianconero em dúvida perante a insistente sombra de Hiddink.

Com um enorme leque de ausências, Ferrara armou a equipa como se exigia, regressando ao losango a meio-campo com Diego no apoio a Del Piero e Amauri. Felipe Melo actuou no vértice mais recuado, com Salihamidzic e De Ceglie descaídos sobre as faixas. Na defesa regressavam Cáceres e Legrottaglie.
Mazzarri optou por poupar algumas unidades nucleares, entre as quais Hamsik, Quagliarella e Maggio. Fez estrear Dossena, regressado do futebol inglês e lançou o austríaco Hoffer na frente, onde se notou a falta do lesionado Lavezzi.

Partida entretida, ritmo vivo, bem disputada, embora sem grandes primores técnicos, valendo pela entrega e atitude dos jogadores. O equilíbrio foi a nota dominante, com ambas as formações a alternarem no domínio territorial do encontro.
Primeira chance de perigo para os bianconeri, aos 9'. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Diego na esquerda, Amauri ganha nas alturas ao guardião Iezzo e é Cigarini a cortar sobre a linha de golo.
Chiellini insiste, disparando de destro, Iezzo defende para o lado com Del Piero a encostar para o fundo das redes, mas beneficiando de nítida posição de fora de jogo, lance bem anulado pelo árbitro assistente.
Resposta dos partenopei, pouco depois, também num pontapé de canto, com Denis a cabecear forte e a testar os reflexos de Manninger.
Aos 24', a Juve coloca-se em vantagem após jogada de contra-ataque. De Ceglie lança Salihalidzic na direita, este ganha a linha, cruza atrasado, Zuniga consegue o corte, mas não afasta a bola para longe, permitindo o disparo de Diego, de sinistro, com o esférico a sair enrolado e a surpreender por completo Iezzo!
Quase a seguir, aos 27', Del Piero ganha uma falta na direita e é pisado propositadamente por Contini! Lance muito feio do defesa napolitano a merecer o cartão vermelho...
Pinturicchio está bastante em jogo e aos 31' desperdiça uma chance de forma incrível, ao não conseguir desfeitear Iezzo, depois de um falhanço não menos clamoroso de Rinaudo.
O Nápoles termina o primeiro tempo em bom estilo, mas não consegue ultrapassar a autêntica muralha que é Chiellini!

Grygera surge para o segundo tempo no lugar de Grosso, a contas com queixas musculares.
A partida continua em bom ritmo, com ambas as equipas na busca do golo. Depois de várias ameaças de parte a parte é De Ceglie a desperdiçar a primeira verdadeira de chance de golo do segundo tempo, aos 62', após correr com a bola uma boa meia centena de metros e a rematar forte, mas já apertado por um defesa contrário, permitindo a defesa a Iezzo.
O jogo está agora na sua melhor fase e Diego quase consegue ampliar a vantagem, num bom remate rasteiro, fora do alcance de Iezzo, com a bola a bater caprichosamente na base do poste direito da baliza napolitana. O recém-entrado Hamsik não quis ficar atrás e envia uma autêntica bomba à trave da baliza de Manninger ao minuto 71! Pontapé monumental do talentoso médio eslovaco!
Mazzarri mostra intenção de arriscar e lança Quagliarella no lugar de Campagnaro aos 76'. A alteração produz efeito, mas ao contrário, já que Cáceres descobre terreno livre no seu flanco e cruza de forma primorosa para Del Piero concluir superiormente, de primeira! Excelente jogada dos bianconeri a decidirem praticamente a eliminatória.
Diego arranca em contra-ataque, ao minuto 81', sendo derrubado por Contini na grande área. Penalty e segundo amarelo para o defesa napolitano. Del Piero encarregou-se da cobrança e com grande mestria suplantou Iezzo estabelecendo o resultado final.
Zebina substituía o lesionado Cáceres e tempo ainda para a entrada em campo do jovem Immobile e da merecida ovação para Del Piero, de regresso aos golos e às boas exibições. O Nápoles fez por merecer o tento de honra, mas a conclusão de Gargano nos instantes finais diz tudo sobre falta de eficácia na finalização do conjunto de Mazzarri.
A Juve avança para os quartos-de-final onde encontrará o Inter, em partida a disputar no próximo dia 28 de Janeiro em Milão.

Eis o vídeo com os highlights do Juve vs Napoli:

2 comentários:

Igor disse...

Viva
Não sei se foi bom se foi mau!!

Bom pelo menos contiuamos na luta por um trofeu esta época. Mas não me fazem esquecer o ultimo mes e meio!!!

João Caniço disse...

Olá, Igor.
Ganhar é sempre bom, embora concorde que não apague, nem de perto, tudo o que de mau foi feito recentemente. Esperemos pelos próximos encontros para tirarmos conclusões.
Abraços