sábado, 23 de janeiro de 2010

Inacreditável...

Como todos os jogos o futebol tem a sua quota-parte de sorte. É usual afirmar-se que a sorte protege os campeões. Eu diria que a sorte está com as equipas confiantes nas suas capacidades, coisa que a Juventus não foi durante a meia-hora final do desafio contra a Roma.
Depois de uma hora de jogo a bom nível e em vantagem no marcador, os bianconeri colocaram-se completamente a jeito da reacção da Roma, cometendo três erros infantis que precipitaram a reviravolta no desafio.
A abrir a segunda parte Del Piero ainda deu esperanças aos juventini, ao marcar um golo de grande classe, de sinistro sem deixar a bola cair, mas no melhor pano cai a nódoa, ou seja, Chiellini cometeu uma fífia monumental que esteve na origem do penalty e do consequente golo do empate giallorosso. Depois, uma má recuperação defensiva na sequência de um pontapé de canto, obrigou Buffon a derrubar Riise, sendo naturalmente expulso. E já nos instantes finais, quando se pensava que o empate era do mal o menos, eis que o mesmo Riise aproveita uma falha de marcação gritante e bate com um óptimo cabeceamento o recém-entrado Manninger!
Final de noite terrível para a Juve, cai para o 6º lugar e vê a Roma disparar na 3ª posição! A margem de manobra de Ferrara é cada vez mais escassa e só mesmo uma direcção passiva como a da vecchia signora para continuar a permitir uma situação destas...

Sissoko, regressado da CAN, entrou de imediato na equipa titular, formando dupla de centrocampistas com Diego. Salihamidzic e Marchisio jogaram sobre as faixas num esquema táctico que marcou o regresso ao clássico 4*4*2. Amauri e Del Piero formaram a dupla ofensiva enquanto Legrottaglie surgiu, algo surpreendentemente, no lugar de Cannavaro.
Quanto à Roma de Ranieri apresentou-se no tradicional 4*2*3*1 de... Spalletti, com Toni como homem mais avançado, apoiado por Taddei, Perrotta e Vucinic. A dupla de médios-centro foi naturalmente composta por Pizarro e De Rossi.

A primeira parte foi bastante agradável de seguir, com ambas as formações a praticarem um futebol positivo. Problemas para a Roma que se viu privada logo aos 4' de Toni, que foi substituído por Totti, longe da plenitude da condição física.
A nova disposição táctica bianconera deu algum resultado, com a squadra a jogar a toda a amplitude do terreno. Salihamidzic e Marchisio conferiam profundidade pelas alas e Diego, ligeiramente mais adiantado que Sissoko, tinha mais espaço para explanar o seu jogo. Del Piero, bastante móvel, jogava entre linhas, procurando desestabilizar a defensiva contrária.
A superioridade da Juve foi evidente durante o primeiro período, não obstante a boa réplica dada pela formação visitante, que não descurava a contra-ofensiva. No entanto, as principais chances de golo acabaram mesmo por pertencer aos juventini, que desperdiçaram três ou quatro boas ocasiões, por intermédio de Del Piero, Amauri e Legrottaglie, sempre em conclusões com a cabeça.

O segundo tempo começou com a mesma tendência do primeiro e Del Piero aproveitou da melhor maneira um corte infeliz de Juan para adiantar a Juve no marcador aos 51'. Diego tenta servir Amauri, mas o central brasileiro consegue o corte em esforço, assistindo inadvertidamente Del Piero que, completamente desmarcado sobre a esquerda, tem um espectacular remate cruzado de primeira, levando o esférico a embater no poste contrário e a anichar-se no fundo das redes romanas! Grande golo de il capitano, o primeiro na Série A esta temporada!
Paulatinamente, a Roma foi reagindo à desvantagem, começando a dominar de forma nítida o desafio a partir dos 60', perante uma Juve nervosa e que dava sinais de tudo excepto de segurança e tranquilidade defensiva. E foi assim que aos 67' Chiellini tenta sair com a bola controlada, mas perde a posse da mesma em zona proibida para Pizarro, que foi lesto a desmarcar Taddei na direita. O extremo brasileiro irrompe em diagonal e dribla sem dificuldade Grosso, que não tem outro remédio senão derrubar o jogador giallorosso. Penalty claríssimo que Totti se encarregou de transformar, apesar da boa estirada de Buffon que quase conseguiu deter a marcha do esférico!
Ferrara faz estrear Candreva ao minuto 77 que, logo na primeira intervenção, joga para Sissoko cruzar para Amauri que desperdiça ocasião soberana! Em óptima posição entre os centrais, o avançado brasileiro não conseguiu cabecear para fora do alcance do compatriota Júlio Sérgio.
A Juve tentava carregar em busca do golo da vitória, mas é surpreendida aos 83' num rapidíssimo contra-ataque giallorosso. Em poucos segundos, os bianconeri passaram de um pontapé de canto a favor para 10 unidades, já que Buffon foi obrigado a derrubar Riise, completamente isolado! Del Piero é sacrificado, entrando Manninger para a baliza.
E quando o jogo se encaminhava para o seu epílogo e entre os adeptos da vecchia signora ficava a sensação que o empate, do mal o menos, tremendo balde de água fria com o segundo golo da Roma! Pizarro, na raça, recupera um bola cirúrgica a Diego e cruza largo, permitindo a entrada vitoriosa de Riise ao segundo poste, beneficiando da passividade de Candreva. Cabeceamento fulgurante do lateral norueguês a consumar a reviravolta no marcador, algo simplesmente inacreditável para quem viu a primeira hora do jogo...

Quinta-feira, jogo decisivo que pode ajudar a salvar a época. Quartos-de-final da Taça de Itália defronte do Inter no Meazza, desafio para verdadeiros profissionais que se espera que, no mínimo, honrem a camisola bianconera.

A seguir o vídeo com os highlights de mais uma derrota juventina:

2 comentários:

João Honorato disse...

ahahahhaha. JP, se a Juve eliminar a Inter, em Milao, eu tiro uma foto com uma melancia na cabeça e deixo vc postar no blog. meu bom amigo, nossa Juve nao tem mais jeito para essa temporada. Ferrara já demonstrou nao estar apto a ser tecnico, a diretoria já demonstrou seu despreparo ao nao agir com rapidez quando a crise começou e, nao bastando, nosso elenco esta profudamente desfalcado.
.
Como dizemos aqui no Brasil, se a Juve ganhar vai dar zebra (expressao usada para descrever um resultado inesperado).
.
abraços

João Caniço disse...

João, acredita que fica registado! Se a 'Juve' tiver a felicidade de eliminar o Inter vou querer essa foto postada aqui no blog!
É verdade que vai ser muito complicado. Basta olharmos aos momentos completamente inversos que as equipas atravessam, para não falar nos 9(!) lesionados que os 'bianconeri' têm para esta partida. Apesar de todos estes factores existe uma pequena esperança e vamos acreditar!
Abraços