quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

'Ciao' Pavel

Pavel Nedved anunciou hoje ao site da UEFA que irá terminar a carreira no final da temporada: "É o momento certo para parar. Ainda tenho prazer em jogar futebol, mas tendo em conta a minha condição física e mental, entendo que chegou o momento de dar o lugar a jogadores mais jovens. Já tenho quase 37 anos. Vou terminar a carreira no final da época, aconteça o que acontecer na Champions e na Série A".

Nedved chegou a Turim no Verão de 2001 vindo da Lazio a troco de 41 milhões de euros com a difícil missão de substituir Zidane e durante 8 épocas conseguiu afirmar-se como um dos jogadores mais proeminentes e importantes da história da Juventus, tendo conquistado 2 scudetti e a Bola de Ouro em 2003.

Para já, Nedved sonha com a final de Roma: "Adoraria terminar a minha carreira com a conquista da Champions. Não conseguimos um bom resultado em Londres, mas ainda não acabou. Tudo pode acontecer na segunda mão. Penso que temos 45% de hipóteses nesta altura. Vai ser difícil, mas não impossível".

O futuro, para lá do final da temporada, é ainda uma incógnita: "Não falei com a Juventus sobre um novo contrato ou um papel no clube. Contudo, penso que eles suspeitam que vou terminar a carreira. Falei muito com a minha esposa e também ela está algo cansada. Quero passar mais tempo com a família, que me tem apoiado ao longo de tantos anos. Por agora, vou-me concentrar em ajudar a equipa nos três restantes meses de competição".

Oxalá que Nedved termine a carreira em grande, era excelente não apenas para ele, mas como para a própria vecchia signora, ainda na luta pelas 3 competições. Só me resta terminar exclamando o meu muito obrigado a Pavel Nedved pelos fantásticos 8 anos ao serviço da Juventus:
GRAZIE PAVEL!

8 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Um anúncio algo esperado.

O tempo passa rápido e jamais me esquecerei dos golos fantásticos que marcou ao Ajax, ao Real Madrid, ao Chievo, entre tantos outros.

Um jogador invulgar, um ícone do futebol checo, uma fonte de inspiração para muitos futebolistas, um dos maiores futebolistas de sempre...

Falta saber quem será o seu sucessor, que a meu ver ainda não se encontra no plantel da Juve.

Subscrevo a frase final: "Grazie Pavel"

João Caniço disse...

É verdade, Gabriel, é caso para dizer que nada é eterno. Fica a recordação de um jogador notável, que marcou uma geração no futebol checo e tornou-se um ícone da Juventus. Resta-nos desfrutar do seu futebol até final da temporada.
Sobre o seu sucessor ao que tudo indica será Diego, a confirmar-se vamos a ver se o brasileiro estará à altura de tão pesada herança e se conseguirá adaptar-se à nova forma de jogar, sobre a meia esquerda.
Abraços

velhoestilo disse...

É um dos tais jogadores que merecia mais destaque por algumas épocas que fez especialmente na 1ª epoca na juventus...
É nostalgico ver jogadores à antiga que sentem a camisola dos clubes por onde passam e vemos agora aparecerem bons jogadores mas que só veem dinheiro a frente, enfim...

João Caniço disse...

É verdade, velho estilo, é com grande emoção e nostalgia que vejo terminar a carreira um jogador com tanto 'peso' na história recente da Juventus e que tanto deu ao clube, em especial quando a equipa caiu na Série B. Infelizmente, Nedved, é um dos casos únicos no futebol actualmente de devoção à camisola que representa, ainda para mais por ser estrangeiro.
Sem dúvida que as suas primeiras temporadas em Turim foram de enorme categoria, eu destacaria ainda mais a segunda, 2002/2003, aquela onde venceu muito justamente a 'Bola de Ouro' e foi o principal responsável pela conquista do 27º 'scudetto' e pela presença na final da 'Champions', falhada por um fatídico cartão amarelo nos últimos minutos da meia-final...
Abraços

Anónimo disse...

não foi assim tão repentino. O Nedved nas duas ultimas épocas pensou abandonar, foi soi sempre ficando a pedido da direcção e claro ainda de sentia em condiçoes. pARA min já agora, de todos os que se falam, O david silva é aquele que mais gosto....esperemos para ver.

João Caniço disse...

Pois é, Igor, esta notícia era realmente inevitável. A idade não perdoa e Nedved sai com quase 37 anos, conseguindo terminar a carreira ainda em boas condições físicas.
Óptima escolha o Silva, um extremo esquerdo de enorme categoria, seria com toda a certeza um excelente reforço. Com o Valência em grave crise financeira vamos mesmo esperar para ver no que dá...
Abraços

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar esta peça por várias razões. 1º que tudo foi por causa deste Senhor que apanhei a "febre" bianconera. Foi em 2002/2003, apenas conhecia a Juve de nome e alguns dos mais mediáticos jogadores mas na altura era só Porto. Aquelas exibições que fez na champions em que levava a equipa ás costas e as diagonais para o centro deixaram-me a ver o futebol de outra forma. Mas foi sem dúvida este momento que mudou tudo http://www.youtube.com/watch?v=c70hpl4EOlI&feature=related
Tudor no último minuto de compensação contra o Deportivo. Este juntamente com o 3-1 sobre o Real foram jogos que vão ficar para sempre na memória.
Mas voltando ao checo foi devido a ele que nesse ano chegamos á final da champions e também devido a ele que não a vencemos pela sua ausência. Aquele cartão amarelo a meio campo quase nos 90 minutos ainda hoje me está entalado na garganta. Ganhou merecidissimamente a bola de ouro mas não o fifa world player que foi inexplicavelmente para o zidane mas isso são coisas que quem anda de olho aberto sabe. Não é por acaso que o joseph blatter está lá à tantos anos, convém a muita gente.
Depois dessa época mágica continuou a jogar ao seu melhor nível, decrescendo de produção nos últimos 2/3 anos aliás o Nedved destas últimas 2 temporadas não é o mesmo que venceu a bola de ouro. Acabaram aqueles piques pelos flancos devido ás naturais limitações físicas e vê-se agora um jogador maduro, muito posicional e experiente que deixa as correrias para outros e passou a ser um pensador de jogo, não deixando de vez em quando de tentar os seus rasgos. Uma coisa em particular foi a cada vez menos tentativa e qualidade dos remates de longe, a bola já não sai com tanta força.

Resumindo o jogador não é daqueles que nasceu com pés de ouro mas que chegou ao patamar que chegou com muito esforço, sacrifício, determinação e sobretudo trabalho em prol do colectivo.
Uma inspiração para muitos pequenos jogadores que querem chegar longe e um exemplo a seguir para Miguel Veloso e outros tantos como ele.
Quanto ao sucessor, de fora a opção mais realista seria David Silva mas penso que da "cantera" o Giovinco ou Fausto rossi poderiam safar-se, mas não tão bem claro Nedved há apenas um.
Para terminar apenas vou dizer que é no mínimo notável um extremo aos 36 anos fazer os 90 minutos todos os jogos e correr mais que muitas pseudo vedetas de 20 anos. É juntamente com Giggs, Gerrard ou Raul um jogador que apenas quem não se deixa iludir pelos rodriguinhos de tonaldo, vê o quão fenomenáis foram em toda a história do futebol.

João Caniço disse...

Fàbregas, excelente o teu comentário sobre o Nedved, não poderia estar mais de acordo contigo.
A primeira impressão que tenho de Nedved é durante o Euro'96 onde a selecção da Rep. Checa surpreendeu a Europa ao ser finalista dessa competição. Na altura, Pavel jogava como centrocampista e com o número 4, sendo na minha opinião o principal destaque da formação checa. Demonstrava uma grande leitura táctica, um enorme 'pulmão' e já evidenciava um remate fortíssimo! Na altura recordo-me de pensar para comigo que bom seria que a Juventus contratasse este jogador... Infelizmente, a Lazio chegou-se à frente e durante 5 anos foi figura de topo na forte equipa romana que venceu entre outros 1 'scudetto' e 1 Taça das Taças.
Recordo-me também de ter ficado extremamente contente quando a 'Juve' o contratou em 2001 como sucessor de Zidane. Apesar de reconhecer enorme talento ao francês, não creio que as suas exibições ao serviço da Juventus tenham sido tão brilhantes como as demonstradas na selecção francesa, por isso acho que a 'Juve' fez um belo negócio ao vender o francês e contratar Nedved para o seu lugar.
Na sua época de estreia em Turim, Nedved não começou muito bem, demorando algum tempo a adaptar-se ao esquema de Lippi, contudo na segunda volta surgiu em grande estilo marcando alguns golos decisivos na conquista do 'scudetto' de 2002.
A partir daí já resumiste de uma maneira excelente a sua carreira na 'Juve'. Só complemento o teu comentário ao dizer que ver Nedved lavado em lágrimas após a meia-final de 2003 frente ao Real Madrid foi das coisas mais tristes que já vi no futebol e estou de inteiro acordo contigo quando dizes que perdemos a final devido à sua ausência! Nedved, era na altura, simplesmente o melhor jogador mundial, ganhando muito justamente a 'Bola de Ouro' dessa temporada, escapando-lhe o 'FIFA World Player' por desígnios menos claro como muito bem referes...
No final da temporada com a sua despedida por certo que publicarei um especial 'Craques Bianconeri' dedicado a Pavel Nedved, uma das lendas da Juventus, da Rep. Checa e do próprio futebol mundial.
Abraços