segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

'Primavera' vencem Viareggio!

Estrondosa vitória da squadra Primavera da Juve na final da 61ª Coppa Viareggio ao golear a Sampdoria por quatro bolas a uma! É o sexto triunfo da vecchia signora no prestigiado torneio e o quarto título nas últimas sete edições o que é perfeitamente demonstrativo do poderio do futebol jovem da Juventus nos últimos anos, tal como a forte aposta que nele tem sido feita com amplo sucesso.

A Juventus dominou por completo a partida adiantando-se cedo no marcador aos 13' graças a um auto-golo de Perazzo. Perto do intervalo o ponta de lança Immobile ampliou a vantagem para os bianconeri. Logo a abrir a segunda metade o inevitável Daud marcou num excelente pontapé cruzado, sentenciado praticamente a partida. Foi o 8º golo do jovem somali no torneio igualando assim o recorde de golos apontados numa edição. Daud está duplamente de parabéns visto que amanhã completa 19 anos de idade.
Entretanto, a Samp reagia lançando-se no ataque, mas teve sempre o guardião Pinsoglio como enorme obstáculo apenas conseguindo apontar o golo de honra aos 87' por Di Leva de pontapé livre directo, beneficiando de desvio em Daud. Já nos descontos Immobile bisava, fixando o resultado final nos 4-1.

Em ano de estreia ao leme dos jovens bianconeri, Massimiliano Maddaloni conquista aquele que é o primeiro troféu da Juventus após o Calciocaos. No final da partida o técnico declarou "sentir-se emocionado com este triunfo e amanhã após gozados os festejos há que trabalhar com afinco tendo em vista os outros objectivos da temporada, o Campeonato e a Taça Primavera."
Já o responsável máximo das camadas jovens da Juve, Ciro Ferrara, declarou: "É uma enorme alegria, para partilhar com todos os que contribuíram para este triunfo. É o sucesso dos ragazzi e de Maddaloni que conseguiu reunir um belo grupo que nos levou à vitória."
A figura e capocannoniere do torneio Ayub Daud referiu sentir-se "
bastante feliz com esta conquista. A equipa foi capaz de provar o seu valor ao longo do torneio, mas agora não queremos ficar por aqui. Há ainda um Campeonato e uma Taça para conquistar."
Giuseppe Giovinco esteve em grande destaque na final, voltando a inscrever o nome Giovinco na lista de vencedores da competição, depois do seu irmão Sebastian o ter feito em 2005.
Finalmente Carlo Pinsoglio, sem dúvida um dos grandes destaques do torneio o guardião bianconero, fez questão de dedicar o triunfo na competição aos malogrados Alessio Ferramosca e Riccardo Neri, envergando no final uma camisola oferecida pela mãe de Riccardo, também ele guarda-redes e que durante anos de treinos partilhou a baliza com Pinsoglio, bonito gesto sem dúvida do número 1 da squadra Primavera.

A seguir o vídeo com os golos da final:

6 comentários:

Rodolfo Moura disse...

JP,
Parabéns a Juve e ao seu 'vivaio', sempre prolífico.
Agora, pelo vídeo por você postado, a Samp foi uma verdadeira mãe com o ataque 'bianconero', heim?
Abraços,

Anónimo disse...

Meu espírito esportivo manda-me vir aqui para congratular-me com você pela vitória incontestável. A Samp costuma ser generosa com times amigos :-)
Falando sério, vocês mereceram e o vice pra Samp já está de bom tamanho. Afinal, derrotar a Inter, ao menos pra mim, é quase que como vencer um campeonato.

Ciao!

João Caniço disse...

Obrigado, Rodolfo, está de parabéns mesmo o 'vivaio' da Juventus pelos excelentes jogadores e resultados obtidos nos últimos anos.
É verdade, a defesa da 'Samp' vacilou bastante, em especial no último golo onde o Immobile foi tudo menos 'imóvel'... ;)
E o Daud? Foi para ti uma surpresa ou já conhecias?
Abraços

João Caniço disse...

Obrigado, Cyntia!
Realmente, a 'Samp' foi generosa com a 'Juve', mas ainda há o campeonato e a Taça para novas eventuais decisões entre estas duas formações. Afinal, a 'Samp' ainda é a detentora desses 2 troféus...
Também fiquei contente com a vitória da 'Samp' sobre o Inter, não é preciso eu estar sempre a repetir-me sobre o quanto gosto de ver os 'nerazzurri' perder... :p
Ciao!

Anónimo disse...

Pelos vistos os putos jogam que se fartam mas não é preciso ser bruxo para saber que com ranieri vão ter poucas oportunidades para se mostrar nos A's. Com um lateral tão bom como é o De Ceglie rápido, forte, sólido a defender e desequilibrador a atacar não percebo porque ainda se insiste no molinaro. aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue. o gaijo só sabe correr devia deixar o futebol para se dedicar aos 100 metros.
Com o giovinco a mesma coisa, tudo bem que o rapaz "é de engate" mas o del piero também o é. Ainda para mais sempre joga faz uma assistência para golo.
Quanto a esta primavera vamos ver o que sai daqui mas pessoalmente gostava de ver os irmãos giovinco jogar lado a lado na Juve.

João Caniço disse...

Fàbegas, realmente a 'Juve' tem aqui novamente uma bela geração de talentos com os seus expoentes máximos a serem de aproveitar na equipa principal dentro de um futuro muito próximo. Nesse lote poderão estar Pinsoglio, Ariaudo, Castiglia, Ekdal, Rossi, Yago, Daud ou Immobile. É preciso calma e tranquilidade na maturação destes jovens, não podemos esquecer que o futebol italiano é pouco propício a um jogador de tenra idade singrar numa equipa principal valorizando-se e de que maneira os atletas mais experientes, muitas das vezes bastante trintões.
Acho que a Juventus está a trabalhar no caminho certo na integração dos jovens atletas, se olharmos para o actual plantel vemos Giovinco, Marchisio e De Ceglie, que depois de estarem emprestados regressaram muito mais maduros a Turim com cerca de 21/22 anos de idade.
Não nos podemos esquecer ainda de Palladino ou Criscito, jovens formados no clube, que estão no Génova em regime de co-propriedade e que estão a fazer uma boa temporada.
Também considero De Ceglie superior ao Molinaro, mas ainda vai demorar algum tempo até ao jovem ala esquerdo estar de regresso devido à grave lesão sofrida no desafio contra o Nápoles para a Taça de Itália. Assim, só resta mesmo a Ranieri continuar a manter a confiança em Molinaro...
Pelo que tenho lido sobre o Giuseppe Giovinco tem características bastante semelhantes à do irmão Sebastian, actuando numa posição também idêntica. Mais uma vez vamos dar tempo ao tempo e esperar pela sua evolução...
Abraços