domingo, 1 de fevereiro de 2009

Comprometedor...

Nada melhor que a foto ao lado, onde se vê um desiludido Del Piero, para descrever numa única imagem a noite da Juventus. Um ataque pouco inspirado, meio campo sem criatividade nem força física e uma defesa que meteu água por todos os lados originaram uma derrota amarga frente ao Cagliari que compromete bastante a luta pelo scudetto... Não fosse a ajuda do Toro ao empatar hoje no Meazza com o Inter e a Juve poderia estar numa situação ainda mais complicada, leia-se a 9 pontos em vez de 7...

Depois da fraca prestação no Friuli eram esperadas várias mudanças no onze bianconero. Assim, Chiellini retomava o seu lugar no eixo da defesa, derivando Mellberg para a direita, saindo Grygera da equipa. Del Piero e Zanetti voltavam à titularidade após o turno de repouso frente à Udinese, substituindo Giovinco e Marchisio.

A partida começa em toada equilibrada com o Cagliari a responder muito bem ao ímpeto inicial da Juventus e a manter as suas redes longe de qualquer ameaça. À passagem do décimo minuto a Juve começa a impor o seu jogo, empurrando a formação da Sardenha para trás e desfrutando das primeiras situações de golo do encontro, aos 12' num remate de pé esquerdo de Legrottaglie para defesa atenta de Marchetti e no minuto seguinte Sissoko, completamente isolado após triangulação com Amauri, com tudo para fazer golo a desviar para fora.
O Cagliari sustinha a pressão e lançava-se no contra-ataque inaugurando desta forma o marcador aos 16' por intermédio de Biondini a corresponder da melhor maneira a um centro largo de Fini, beneficiando contudo da gritante falha de marcação de Marchionni...
Pouco depois Zanetti é obrigado a sair devido a rotura muscular na coxa esquerda e coincidência ou não, a Juve passou alguns minutos de completo desatino aproveitando o Cagliari para continuar a semear o pânico na defensiva juventina em lances de contra-ofensiva.
À passagem da meia hora, Del Piero num lance de insistência ganha um pontapé de canto e cobra-o seguidamente ao primeiro poste, onde surge Sissoko com excelente impulsão a desviar para o fundo das redes do Cagliari! A Juve serenou, passou a trocar melhor a bola e com maior rapidez, não estranhando que chegasse à vantagem pouco depois, aos 38' na sequência de um lance pleno de insistência de Molinaro e Nedved, com o checo a aproveitar da melhor forma um deficiente alívio da defesa contrária e a rematar forte e colocado para o segundo golo bianconero! Parecia que estava feito o mais difícil, a reviravolta, mas na 2ª parte viu-se que não foi nada assim...
A terminar a 1ª parte, ainda uma óptima chance para a Juve, através de uma excelente jogada individual de Amauri na direita, a driblar um adversário, a ganhar a linha e a assistir Del Piero ao segundo poste, a chegar atrasado naquele que poderia ter sido perfeitamente o golo da tranquilidade...

Após terminar em grande estilo o primeiro tempo, volta a ver-se uma Juve lenta, amorfa e sem ideias no segundo período. Apesar disso, logo aos 5' num lance confuso na área contrária, Marchionni reclama grande penalidade por eventual derrube de Canini. As imagens não são esclarecedoras.
O Cagliari, extramemente personalizado aproveita da melhor forma a falta de cobertura da Juventus nos lances de contra-ataque, empatando a partida aos 9' através de Jeda a concluir facilmente na cara de Buffon, após assistência de Cossu.
O futebol bianconero vai decaindo de qualidade, o meio campo e o ataque não encontram soluções para ultrapassar a bem escalonada defesa rossoblù. Ranieri tenta espevitar a equipa lançando Iaquinta no lugar de Marchionni aos 24', mas fica-se pelas boas intenções, visto que a equipa não reage, mantendo sempre uma previsibilidade e uma lentidão arrepiantes para os tiffosi...
Aos 25' é Lazzarri que tenta o remate de longe, a bola desvia em Legrottaglie e por muito pouco não trai Buffon! Estava dado o aviso... Logo a seguir, para complicar a situação sai Chiellini lesionado, entrando Grygera.
Del Piero tem uma óptima chance para decidir a partida aos 29', mas o seu pontapé livre sai ligeiramente ao lado da baliza de Marchetti.
Seria sim Matri a decidir a partida aos 33', aproveitando a passividade gritante na defesa bianconera em mais um excelente contra-ataque, conduzido pela esquerda por Lazzarri, assistindo na perfeição Matri, que concluiu com enorme precisão à saída de Buffon.
Até final nada de digno a registar bem revelador da forma extremamente desordenada e atípica como a Juve actuou durante a segunda parte...

Com esta derrota a Juve cai para o 3º lugar da tabela, ultrapassada pelo Milan. Os principais motivos de preocupação vão para a notória falta de condição física demonstrada, em especial no segundo tempo e para as enormes debilidades defensivas patenteadas nos lances dos 3 golos do Cagliari, todos eles obtidos de contra-ataque.
Para a semana deslocação difícil a Catania, mas antes disso na 4ª feira desafio com o Nápoles para os 1/4 de final da Taça de Itália, jogo importante para melhorar e muito os níveis de confiança assim como é imperioso seguir em prova!

A seguir o vídeo com o resumo da partida:

Sem comentários: