quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Decisão adiada

A Juventus perdeu ontem em Londres frente ao Chelsea por uma bola a zero complicando as contas da qualificação para os 1/4 de final. Os bianconeri pagaram bastante alta a factura de uma má entrada na partida. Só a partir dos 20 minutos a Juve equilibrou o desafio, partindo a partir daí para uma boa exibição, exponenciada com uma segunda parte de muito bom nível à qual só faltou o golo do empate.

A inclusão de Mellberg na direita da defesa foi a única meia-surpresa no onze da Juventus. Hiddink apostou num esquema de 3 avançados com Kalou e Anelka nas faixas no apoio a Drogba.

A partida não poderia ter começado pior para a Juventus, impotente para travar o ímpeto atacante do Chelsea. O meio campo não conseguia manter a posse de bola e pior que isso, era empurrado para a área de Buffon pelo rápido e incisivo futebol praticado pela equipa visitada.
Kalou proporcionou a primeira defesa a Buffon aos 4' num remate de pé esquerdo para pouco depois Drogba dar o primeiro sério aviso num cabeamento, que saiu pertíssimo da trave da baliza de Buffon.
A Juve não conseguia sacudir a enorme pressão e aos 12' Camoranesi alivia uma bola para a entrada da área, Kalou recolhe, roda e efectua um passe magistral para Drogba, no limite do fora de jogo, isolar-se e rematar fora do alcance de Buffon (foto de cima à esquerda)!
Os blues animaram-se com o golo e aos 16' o mesmo Drogba voltou a estar em plano de evidência ao surgir em boa posição na pequena área na sequência de um pontapé de canto cobrado por Lampard, mas a cabecear fraco e ao lado.

Finalmente, à passagem dos 20 minutos, a Juve começou a impor o seu jogo e numa transição rápida aos 22' Amauri amortece de cabeça para Tiago, o português progride no terreno, a desmarcação de Del Piero e no momento certo endossa-lhe a bola num passe fantástico, com il capitano a rematar forte e cruzado para defesa monumental de Cech a evitar o golo do empate! É assinalado pontapé de canto, Del Piero cruza ao primeiro poste, Amauri liberta-se de Terry e falha incrivelmente a bola, dando-lhe apenas de raspão, com esta a seguir para o segundo poste onde Chiellini chega ligeiramente atrasado para o desvio vitorioso.
Até final da primeira parte a partida disputa-se a um ritmo extremamente vivo, bola cá bola lá, lances disputados de forma bastante intensa, com a Juventus a equilibrar definitivamente a partida depois de um mau início.

A segunda parte começa na mesma toada com Nedved aos 4' a tentar a sorte de longe num remate rasteiro para o seu compatriota Cech defender sem grandes problemas. No minuto seguinte é Bosingwa que busca Drogba na área, com o marfinense a cabecear forte, mas ao lado da baliza de Buffon. Logo a seguir Camoranesi, a contas com problemas físicos, é substituído por Marchionni.
Aos 9' Drogba tenta a jogada individual sobre a meia-esquerda, dribla Legrottaglie e ao entrar na área estatela-se ao sentir o contacto com Chiellini. Esteve muito bem o árbitro ao deixar seguir a partida já que não existe rigorosamente nada.

A Juve, paulatinamente vai assumindo o controlo do encontro, com Tiago e Sissoko a imporem um forte ritmo a meio campo. Aos 14' Cech falha na saída a um cruzamento, Amauri tenta ganhar a bola, mas o guardião tem uma óptima recuperação acabando por afastar a bola (foto em baixo à esquerda). A anteceder este lance Tiago magoa-se na face ao chocar acidentalmente com Chiellini.
Pouco depois é Marchionni a efectuar uma diagonal e a rematar forte cruzado de pé esquerdo com a bola sair rente ao travessão da baliza de Cech. Tiago é substituído por Marchisio, com a alteração a não retirar o comando da partida aos bianconeri já que o jovem italiano entrou bastante bem no ritmo do encontro.
Aos 19' Olegário Benquerença perdoa o segundo amarelo a Ballack numa entrada bastante dura do alemão sobre Sissoko ainda no meio campo da vecchia signora.

Marchionni cola-se bem à linha e aos 26' tem um bom cruzamento para Amauri cabecear com Cech a segurar sem grandes problemas. Dois minutos depois, Amauri tem um grande lance individual sobre a direita, ganha a linha, tem Nedved sozinho à entrada da área, mas prefere tentar endossar a Del Piero, que entrava na pequena área, com Terry a antecipar-se cortando para canto!
Malouda entra no lugar de Kalou e pouco depois lança Drogba, que mais uma vez ao entrar na área se estatela perante a carga de ombros de Chiellini. Muito fraco como actor este Drogba, não lhe tinha ficado mal um cartão amarelo pelas três ou quatro situações em que se atirou para a piscina...
Anelka foi uma nulidade durante quase todo o encontro, com a entrada de Malouda passou para a direita tendo a única acção digna de registo na partida aos 87' num potente remate de muito longe levando a bola a sair pertíssimo do poste direito da baliza de Buffon.

A Juventus cerra fileiras para o assalto final à baliza de Cech. Ranieri arrisca ao tirar Sissoko lançando Trezeguet na frente. Nedved junta-se a Marchisio no centro do terreno passando Del Piero para a esquerda.
Aos 88' Del Piero tem um óptimo desvio desmarcando Trezeguet à entrada da área. O francês, em óptima posição, remata de primeira, mas de canela(!) levando a bola a sair lentamente e ao lado da baliza de Cech. E é já no último minuto de descontos que Nedved recolhe uma bola à entrada da área e dispara forte rasteiro de sinistro, com a bola a sofrer ligeiro desvio em Alex e a sair pertíssimo do poste esquerdo da baliza de Cech! Era o canto do cisne, a partida terminava imediatamente a seguir com a vitória tangencial dos blues perante uma Juve, que tirando os 20 minutos iniciais, em nada foi inferior ao Chelsea, tendo inclusivamente dominado grande parte do segundo tempo.

O resultado não foi o pretendido, embora nada esteja ainda perdido. A Juventus tem ainda todas as hipóteses de dar à volta à eliminatória em Turim, basta para isso evidenciar uma melhor finalização e manter o elevado ritmo e intensidade de jogo. Arrisco-me a dizer que foram 70 minutos dos melhores da Juve esta temporada, agora há que dar a devida sequência no Olímpico...

A seguir o vídeo com alguns dos melhores momentos desta excelente partida:

Sem comentários: