domingo, 22 de fevereiro de 2009

Motivador

Óptima vitória da Juventus num terreno extremamente difícil, perante um adversário obstinado e que criou bastantes problemas especialmente na primeira metade. Sissoko apontou um golo de enorme categoria tendo Trezeguet sentenciado a partida, voltando a marcar após 9 meses de abstinência...
Este triunfo é deveras moralizador tendo em vista o jogo de Londres frente ao Chelsea, na próxima quarta-feira para a Champions.

Ranieri arriscou, poupando alguns jogadores para o desafio com o Chelsea: Del Piero, Amauri e Legrottaglie. Chiellini regressou após a lesão com o Cagliari formando dupla com Mellberg no centro da defesa. Na frente aposta na dupla Iaquinta - Trezeguet. O meio campo apresentado foi aquele que muito provavelmente irá alinhar em Stamford Bridge com Camoranesi e Nedved nas faixas, complementado-se Tiago e Sissoko no miolo.

O Palermo entra bastante forte no encontro e logo ao segundo minuto coloca Buffon em sentido na sequência de uma jogada entre dois antigos jogadores da Juve, Balzaretti e Miccoli. O lateral esquerdo cruza largo ao segundo poste para o avançado recolher, tirar Molinaro da jogada e já apertado por Chiellini rematar de bico para excelente defesa de Buffon, que tinha saído dos postes para reduzir o ângulo de remate.
Apenas dois minutos depois nova chance para Miccoli, desta vez a rematar estrondosamente de primeira ao travessão da baliza de Buffon após passe de Cassani, outro ex bianconero. Na recarga Simplicio, em óptima posição, cabeceia fraco permitindo a defesa a Buffon.
A Juventus reage de imediato aos 6' com Trezeguet a recolher um centro largo de Nedved ao segundo poste, desembaraça-se de Balzaretti e remata de pé esquerdo, já em queda, permitindo a defesa de Amelia. Questiona-se a opção de Trezeguet já que tinha Tiago completamente sozinho na marca de penalty, em posição privilegiada para fazer golo...
O Palermo continua a dominar as operações respondendo a Juventus em rápidas saídas para o contra-ataque. Num desses lances, aos 22', Camoranesi lança Nedved e o checo flecte ligeiramente para o centro disparando ainda de bastante longe levando a bola a bater à frente de Amelia, proporcionado uma óptima defesa ao guardião rosanero.
Cinco minutos depois o grande lance da partida numa arrancada notável de Sissoko desde o seu meio campo plena de força, técnica e velocidade culminada com um remate fulgurante à entrada da área sem hipóteses para Amelia! Que golo fantástico de Momo Sissoko! Simplesmente extraordinário! A merecer ser visto e revisto vezes sem conta!
A terminar a primeira parte Iaquinta é lançado na meia esquerda por Nedved, dribla Kjaer e à entrada da área remata forte, mas à figura de Amelia. O Palermo responde logo a seguir com Cavani a surgir solto no corredor central e a rematar forte cruzado, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Buffon.

A segunda parte começa com Miccoli a cruzar propositadamente contra o braço de Legrottaglie, tentando sacar uma grande penalidade. Esteve bem o árbitro ao deixar seguir a partida.
O tempo vai passando com a Juventus controlando a partida, sempre com Sissoko e Tiago em grande destaque na intermediária.
Aos 18' Nocerino é lançado na direita do ataque rosanero rematando de primeira em volley para defesa apertada de Buffon para canto. O Palermo vivia o seu melhor período durante o segundo tempo e pouco depois forte remate cruzado de Miccoli com Buffon a defender para a frente, valendo o posicionamento e atenção de Grygera cortando para fora.
Ranieri refresca de imediato a equipa retirando Camoranesi, fazendo entrar Marchionni e pouco depois nova alteração com o ingresso em campo de Amauri (bastante aplaudido) substituindo Iaquinta.
As mexidas surtiram efeito já que a Juve começou a atacar com maior precisão e aos 30' Amauri desperdiçou uma excelente chance ao corresponder efectivamente a uma óptima assistência de Nedved, mas permitindo a defesa a Amelia. Estava dado o aviso por parte de Amauri já que apenas quatro minutos depois arrancou pela esquerda, passou por Bovo, ganhou a linha e serviu na perfeição Trezeguet, que não desperdiçou o ensejo apontando o seu primeiro golo na temporada e garantindo praticamente o triunfo da Juve na partida.
Até final nenhum lance digno de registo havendo a salientar unicamente a substituição de Sissoko por Poulsen já no tempo de compensação.

Com este importante triunfo a Juventus mantém o segundo lugar a 9 pontos do líder Inter e com mais 2 que o perseguidor Milan. Na próxima semana a Juve recebe um Nápoles em tremenda crise, depois de um óptimo início de temporada, boa chance para os bianconeri arrecadarem mais um triunfo. Para já a prioridade chama-se Chelsea, quarta-feira jogo importantíssimo em Londres para a 1ª mão dos 1/8 de final. Depois de uma boa primeira fase por parte dos bianconeri as expectativas são elevadas, logo se a equipa jogar como jogou no Bernabéu tudo é possível!

A seguir o vídeo com os highlights do desafio do Renzo Barbera.

Sem comentários: