segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Trave e poste fatais!

4 bolas nos ferros! Assim foi o azarado score bianconero na tarde de ontem frente à Samp à qual se somam mais de meia dúzia de oportunidades flagrantes de golo desperdiçadas, tudo isto originou um insípido empate que praticamente afasta a Juve da luta pelo scudetto, visto que o Inter venceu o Milan e abriu a vantagem em relação aos bianconeri para 9 pontos, muito graças a um estranho golo com a mão de Adriano e a um penalty cometido sobre Inzaghi que passou em claro à equipa de arbitragem...

Com Sissoko (lesionado) e Iaquinta (castigado) ausentes registaram-se as entradas de Poulsen e Del Piero no onze inicial relativamente à última partida. Na Samp destaque para a dupla atacante formada por Cassano e Pazzini, completando o tradicional 3*5*2 de Mazzarri.

Depois de uns instantes iniciais bastante confusos com a boa a ser bastante mal tratada a meio campo, Nedved deu uma sapatada no encontro aos 6' numa arrancada a fazer lembrar os seus velhos tempos, disparando forte de fora da área para defesa valiosa de Castellazzi para canto. Na sequência do calcio d'angolo Del Piero tem um trabalho notável sobre Sammarco e cruza para Mellberg cabecear com muito perigo perto do poste da baliza doriana.
A Juve empurrava a Samp para a sua grande área e no minuto seguinte Molinaro tem uma descida incisiva pela esquerda e serve rasteiro Del Piero, que no limite da pequena área e de costas para a baliza, desvia de forma extremamente habilidosa levando a bola a passar rente ao poste da baliza de Castelazzi. Que classe Del Piero, invenção simplesmente magnífica!
E foi assim contra a corrente do jogo que a Samp se adiantou no marcador aos 10' através de Pazzini concluindo facilmente uma excelente assistência de Cassano, beneficiando contudo do lapso de Molinaro que se esqueceu de subir deixando o antigo avançado da Fiorentina em jogo...
A Juve sentiu bastante o golo e passou por alguns minutos de desnorte. Apenas aos 21' se inicia a reacção propriamente dita numa trivela de Del Piero a pedir a entrada de Amauri na zona de golo, mas o brasileiro chegou ligeiramente atrasado ao fantástico passe de il capitano. O futebol juventino começava a assentar com Tiago a assumir-se como organizador na zona central, bem apoiado pelo dinamismo de Camoranesi e Nedved, que baralhavam as marcações contrárias ao variarem as movimentações tanto pelas faixas como em zonas mais interiores. Molinaro também emergia na partida com descidas rápidas e efectivas pelo seu corredor.
À passagem da meia o lateral esquerdo efectua um lançamento de linha lateral para Nedved cruzar de primeira surgindo Camoranesi na zona da marca de penalty com um bom golpe de cabeça, mas a bola sairia ligeiramente por cima da trave.
Pouco depois aos 36' transição rápida conduzida por Tiago, com o português a lançar Camoranesi, o italo-argentino ganha a linha e cruza rasteiro para Amauri valendo o corte em antecipação de um defesa blucerchiati para fora. Na sequência do pontapé de canto a bola é aliviada pela defesa da Samp para a zona da meia lua onde surge Nedved a recolher e a rematar fortíssimo de pé direito com a bola a passar mais uma vez bastante perto da baliza visitante.
A pressão da vecchia signora acentuava-se nos minutos finais do primeiro tempo e as duas melhores chances neste período estavam ainda para vir com duas clamorosas bolas no ferro enviadas por Nedved. A primeira surge aos 40' ao picar a bola sobre Castellazzi na sequência de nova assistência deliciosa de Del Piero. A bola embate no poste, Del Piero tenta a recarga vitoriosa, valendo à Samp o alívio in extremis de Stankevicius. Sobre os 45' a segunda bola no ferro, livre na meia direita apontado por Camoranesi, a bola sobrevoa a defesa contrária e sobre a linha de pequena área o checo a cabecear fora do alcance de Castellazzi com o esférico a bater ingloriamente no travessão! Que azar tremendo para Nedved! Logo a seguir terminava a primeira metade com um resultado extremamente injusto em virtude das inúmeras oportunidades de golo criadas e desperdiçadas pela Juventus em total contraste com a única criada e aproveitada pela Sampdoria...

No recomeço apareceu Giovinco em campo no lugar do apagado e defensivo Poulsen. La formica atomica foi-se colocar na esquerda passando Nedved para o centro ao lado de Tiago, que tinha agora por sua conta as tarefas mais defensivas do meio campo bianconero. A alteração não foi mal pensada por Ranieri, Giovinco até esteve em plano de evidência, mas Nedved em zona central esteve muito mais discreto relativamente ao primeiro tempo na meia esquerda, onde foi um dos principais protagonistas.
Curiosamente foi a Samp a desperdiçar a primeira chance no segundo tempo através de Cassano num cruzamento que acabou por sair remate já que a bola tocou em Molinaro, desviou a trajectória embatendo no poste direito da baliza de Buffon, sem a mínima hipótese deste chegar ao lance. Sem fazer praticamente uma defesa até ao momento, o guardião bianconero esteve perto de ir buscar novamente a bola ao fundo das redes perante uma Samp, que sem saber ler nem escrever quase que dava uma machadada decisiva no encontro.
A Juventus dominava territorialmente a partida tal como já acontecera na primeira parte, mas desta vez não criava grandes oportunidades de golo visto que a Samp fechava-se bastante melhor, anulava Del Piero que tão bem tinha estado no primeiro tempo e encetava uma estratégia de congelar o jogo, através de posse de bola (sempre com Cassano em enorme destaque) ou queimar deliberadamente tempo.
E foi nesta toada que a Juve chegou ao empate por volta da hora de jogo. Combinação entre Molinaro e Giovinco sobre a esquerda com o jovem fantasista a flectir para dentro e a cruzar para a entrada fulgurante de Amauri num cabeceamento indefensável para Castellazzi!
Aproveitando a embalagem os bianconeri aceleravam ainda mais o ritmo e logo a seguir Del Piero cobra um livre sobre a faixa de terreno que ficou conhecido como a sua zona, a meia esquerda, levando a bola a bater estrondosamente na trave e depois no poste! Incrível! Que azar descomunal para Del Piero e para a Juventus!
Logo a seguir aos 23' Legrottaglie tem uma arrancada notável desde o seu meio campo, ultrapassa vários adversários, tenta assistir Amauri, a bola tabela em Gastaldello e chega efectivamente ao brasileiro, que à meia-volta remata à figura de Castellazzi.
Ranieri refresca o meio campo com a entrada de Marchionni no lugar de Camoranesi, já nitidamente extenuado, mas a mostrar um rendimento bastante considerável para quem voltou aos relvados há tão pouco tempo, palavras igualmente aplicáveis a Tiago, autor de nova excelente exibição, a dar sequência ao óptimo desempenho em Catania.
A Juve tentava de todas as formas e feitios ultrapassar a cerrada defensiva blucerchiata, ensaiando várias variantes ofensivas como exemplo trocas constantes de posição entre Del Piero e Giovinco. Num desses lances o piccolo número 20 recebe uma bola de Amauri na intermediária, progride, dribla Stankevicius e à entrada da grande área dispara de sinistro para defesa incompleta de Castellazzi. Na sobra Ferri toca para o seu guarda-redes que recolhe o esférico com o árbitro a deixar passar em claro o atraso, não assinalando o respectivo livre indirecto.
Marchisio entrou apenas no último minuto substituindo o esgotando Tiago (bastante aplaudido) ainda a tempo de rematar forte de longe de pé esquerdo com a bola a desviar num defesa e a passar bastante perto do travessão da baliza de Castellazzi e o árbitro a negar o evidente pontapé de canto.

Nota final para o desempenho do trio de arbitragem, além dos dois lances descritos atrás, teve o condão de enervar a equipa bianconera com aquilo que na gíria se define como uma arbitragem habilidosa ao decidir em caso de dúvida sempre a favor da Sampdoria, seja em pequenas faltas a meio campo, lançamentos de linha lateral ou 1 ou 2 pontapés de canto transformados em pontapés de baliza. Para além do atraso de Ferri para Castellazzi, pode ter tido influência no resultado ao não assinalar uma falta de Manuel da Costa sobre Amauri cometida no limite da grande área num livre que a ser assinalado seria bem ao gosto de Del Piero ou Giovinco...

Com a perda destes 2 pontos e a vitória do Inter no derby milanês afigura-se como muito complicada a conquista do scudetto por parte da Juventus. Enfim, não é impossível, mas nesta altura do campeonato 9 pontos é uma grande desvantagem... Há que continuar a lutar contra as adversidades com o mesmo espírito demonstrado neste encontro e esperar que a sorte ajude um bocadinho...

A seguir o vídeo com os highlights da partida:

6 comentários:

Anónimo disse...

Já agora... algo de bom saiu deste jogo. O entendimento entre o Tiago e o Giovinco é algo de delicioso de se ver!!!

João Caniço disse...

Sem dúvida Igor, dois jogadores de excelente capacidade técnica e no capítulo do passe evidenciaram um óptimo entendimento. Penso que as recentes exibições de Tiago mostram que a sua adaptação ao 'Calcio' está perfeitamente conseguida e que Giovinco é cada vez mais uma excelente opção a ter em linha de conta.
Abraços

Anónimo disse...

JP, Eu não te quero desanimar, mas segundo o que li na imprensa italiana, o alessio secco renovou com a juventus(infelizmente, já sabes que não gosto muito do trabalho dele), e numa conferencia de imprensa recente, não garantiu a continuidade do giovinco, no verão.

é triste mas vamos ver!!!

Anónimo disse...

kkkkk

É, JP. Parece que nossa sina é ver nossos times empatarem. E que quantidade de bolas na trave.

Bem, na temporada que vem tem mais duelo entre 'juventini' e 'doriani'.

abraços e excelente semana

João Caniço disse...

Igor, eu também não sou propriamente um grande fã do trabalho de Alessio Secco, mas espero sinceramente que Giovinco continue por muitos e bons anos na Juventus. Também li hoje na imprensa italiana que o seu procurador garantia a sua continuidade em Turim, apesar de se falar que possa ser usado como moeda de troca na eventual contratação de Cassano à Sampdoria...
Enfim, a ver vamos no que irá dar...
Abraços

João Caniço disse...

É verdade, Cyntia, não há maneira de desempatar esta contenda... talvez na final da Taça de Itália! Aí não há maneira de empatarem, caso ambos lá cheguem claro... ;)
Óptima semana também, abraços